CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Coluna do CIEAM

PIM: o começo do fim dos buracos

  1. Principal
  2. Coluna do CIEAM

02/08/2013 12:15

O desgaste físico e metafísico, estrutural e emocional, social, viário, operacional e eleitoral que marcou um grande debate e provocou a mobilização de todos os atores sociais em torno da epopeia dos buracos nas ruas do Polo Industrial de Manaus está chegando ao fim. Esta foi a dedução coletiva que resultou da visita do superintendente da Suframa Thomaz Nogueira, Gustavo Igrejas e Oldemar Iank, à reunião ordinária do Centro da Indústria nesta quarta-feira que de viva voz anunciou importante notícia: o começo do fim dos buracos. "As máquinas já estão nas ruas e não se trata de mera operação tapa-buracos.", disse entusiasmado para uma plateia numerosa, ao descrever os detalhes, cronograma e propostas da esperada iniciativa. As vias do Distrito serão reconstruídas em suas bases, com drenagem, urbanização e paisagismo, dentro de um projeto que revitaliza e devolve à área seus atrativos, conforto, modernidade e orgulho dos que aqui vivem e trabalham. Governo do Estado, Suframa e Prefeitura vão trabalhar integrados, com a participação das empresas e da comunidade, acompanhando as diversas etapas da empreitada. Equipamentos públicos de saúde, educação e lazer serão itens que complementam a iniciativa e envolvem o conjunto dos atores sociais.   

P&D – recursos e desafios -
Além de anunciar o equacionamento da epopeia do buraco, Thomaz Nogueira destacou a retomada da discussão das verbas de Pesquisa & Desenvolvimento, e das medidas que serão tomadas para encontrar metodologia adequada para medir a qualidade das aplicações efetuadas e os reais benefícios diretos e indiretos a sociedade. Mencionou a estimativa de R$ 1,3 bilhão para desembaraçar e encontrar mecanismos para fomentar e integrar centros de C&T&I no âmbito da Amazônia ocidental, visando o desenvolvimento integral e integrado da região, com foco nas vocações regionais a partir do patrimônio genético, energético e de alimentos. E que os recursos gerados na ZFM possam focar com ênfase na capacitação de pessoal e parcerias onde não tivermos expertises, dentro de projetos como Ciência sem Fronteiras. A propósito, retomando a proposta do CIEAM, cabe lembrar que os recursos de P&D são natureza de contrapartida de renúncia fiscal, e que todo o processo envolvido precisa, obrigatoriamente, de celeridade, transparência e evidências do retorno a sociedade. Esses recursos, à luz das demandas de inovação e agregação de valor aos itens produzidos na área de abrangência da ZFM, abrigam a possibilidade de desencadearmos o adensamento, a diversificação e a regionalização dos empreendimentos aqui instalados. 

"Exposição Anne Frank: Uma história para hoje". –
A partir desta quinta-feira, dia 1 de agosto, até o dia 31, das 10h00 às 22h00, de segunda a sábado, e de 14h00 às 21h00 aos domingos, no Piso Buriti do Manauara Shopping, a curadora Anne Benchimol convida a sociedade manauara a conhecer Anne Frank: Uma história para hoje. Na programação, um expressivo número de palestras coordenadas pela Divisão de Marketing da Bemol, com a participação do Tribunal de Justiça do Amazonas/ UFAM / UEA / FAPEAM / UNINORTE / AMAZONSAT / SHOPPING MANAUARA / ALEMÃ / SESC / SENAC / SESI / SEDUC / DOM BOSCO / MANAUSCULT / CONSELHO DE CULTURA, dentre outros. Trata-se de uma Exposição extremamente conceituada, pertencente a "Anne Frank House", uma instituição sediada em Amsterdam, que tem caráter informativo e pedagógico. Itinerante, é composta por 30 painéis impressos a cores, contendo reproduções de fotografias, com legendas e textos explicativos em português, sendo dividida em cinco períodos: "A ascensão do nazismo, o nacionalismo, a criação de bodes expiatórios". "O expurgo de seres humanos considerados diferentes"; "A atitude individual das pessoas"; "O Holocausto" e "A importância dos direitos humanos e da atitude individual". A história de Anne Frank é contada na exposição através da perspectiva da família Frank, e é relacionada à história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes. Contém ainda, diversos elementos que desafiam o visitante a pensar sobre as semelhanças e as diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos de nosso mundo atual, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância, para os dias de hoje, de conceitos como tolerância, respeito mútuo, direitos humanos e democracia.

Pioneirismo Brasileiro e o Estado do Amazonas –
A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas - FIEAM e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas – CIEAM, vão promover o SEMINÁRIO Pioneiros e Empreendedores do Brasil e o Estado do Amazonas, conforme programação abaixo:

DATA: 05-08-13 a partir das 13h30;

LOCAL: Auditório Raimar Aguiar, Av. Joaquim Nabuco, 1919 – Centro.

O evento que irá encerrar a Mostra dos Pioneiros e Empreendedores do Brasil e o Estado do Amazonas (Centro Cultural Palácio da Justiça 5 junho a 5 de agosto) realizada pela USP, Ministério da Cultura, Museu Nacional e o Governo do Amazonas, com apoio da Bemol, Fieam, Cieam entre outros.

Objetivos:
Identificar os fatores que favorecem e inibem o empreendedorismo – Priorizar ações indutoras do empreendedorismo no Estado do Amazonas; Sensibilizar os sistemas de educação, de inovação e de apoio ao empreendedorismo para as ações indutoras priorizadas. Convidados: Dirigentes do sistema educacional, do sistema de inovação e do sistema de apoio ao empreendedorismo, pesquisadores, educadores, estudantes e outros interessados.

PROGRAMAÇÃO:

13h30 - Recepção e Abertura FIEAM, CIEAM, FAPEAM e outros parceiros

14h00 as 14h20 - Pioneirismo do Amazonas

Lições do Pioneirismo e a integração Amazonas e Brasil Jacques Marcovitch,

14h20 as 15h00 - Empreendedores do Amazonas

Motivação para empreender, resultados alcançados, dificuldades enfrentadas, lições  apreendidas e perspectivas futuras.

CUPUAMA- CUPUAÇU DA AMAZONAS INDUSTRIA COMERCIO E  EXPORTAÇÃO LTDA - Francisca Fátima Barreto Sales;

OIRAM INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA / ME - Adélia Maria Menezes Pena; BOMBONS FINOS - Jorge Alberto Coelho da Silva.

PENTOP - LIVROS FALANTES P/ ENSINO DE IDIOMAS PARA PROFISSIONAIS DO TURISMO TAP4 Informática - André Tapajós,

15h30 as 17h00 - Amazonas no futuro

Novos paradigmas de pesquisa à luz da inovação e cadeias produtivas na Amazônia – Estevão Monteiro de Paula - INPA Debatedor – Pedro Falabella AFEAMO polo de bioindústria - Marcelo Brum Rossi – Embrapa – Debatedores José Alberto Costa Machado UFAM e Wilson Périco CIEAM17h00 as 18h00 Síntese e Recomendações: Antônio Silva, Isa Assef, Muni Lourenço, Thomaz Nogueira, Osiris Silva, Denis Minev, Airton Claudino e Marilene Correa, Jaime Benchimol.

18h10 as 18h20 - Apresentação e lançamento do livro Amazônia - Pioneiros e Utopias, Alfredo MR Lopes.

============================================================================
Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do Centro da Indústria do Estado do Amazonas. Editor responsável: Alfredo MR Lopes.  cieam@cieam.com.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House