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Oportunidades para o transporte aéreo

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09/09/2022 09:49

A mudança de cenário dos últimos meses, com taxas de crescimento altíssimas, para uma indústria tão regulada e dependente de mão de obra altamente especializada, somada ao aumento dos custos de combustível, em um setor que tipicamente possui baixa rentabilidade, tem sido a tempestade perfeita para as indústrias do Polo Industrial de Manaus que dependem deste modal

Por Augusto Cesar Rocha
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Faz menos de um ano que a administração do aeroporto Eduardo Gomes foi transferida para a Vinci Airports, empresa francesa, como parte do Bloco Norte I da ANAC, por R$ 420 milhões. É uma nova tentativa de desenvolvimento deste modo de transporte, que é compatível com a imensidão Amazônica. Manaus já possui o terceiro aeroporto de cargas do Brasil, logo após Guarulhos e Campinas, em São Paulo.

Dias atrás, a Aena, espanhola, arrematou Congonhas (SP) e mais dez terminais, por R$ 2,45 bi, incluindo Belém (PA), Macapá (AP), Altamira (PA), Parauapebas (PA) e Santarém (PA). Estamos num momento de mudança de ciclo neste setor, com a criação de grandes oportunidades para o transporte aéreo da região Norte. Muito do interior do Amazonas, Amapá, Pará e Roraima, em especial, deveriam ser atendidos com voos de pequeno porte e frequentes, usando os rios ou pequenos aeroportos.

Saindo da infraestrutura regional, as cadeias logísticas globais seguem sentindo os efeitos da pandemia. O modal aéreo está com grande demanda, mas sem o volume de voos compatível, o que tem levado a um grande tempo de trânsito, enorme pressão nos custos, falta de pessoal e deficiências diversas. A mudança de cenário dos últimos meses, com taxas de crescimento altíssimas, para uma indústria tão regulada e dependente de mão de obra altamente especializada, somada ao aumento dos custos de combustível, em um setor que tipicamente possui baixa rentabilidade, tem sido a tempestade perfeita para as indústrias do Polo Industrial de Manaus que dependem deste modal.

IPI Polo Industrial de Manaus Transporte
O Polo Industrial de Manaus – foto: Alfredo Fernandes

Para referência, um quarto dos 480.000 voos para fora ou dentro da Europa, programados para os primeiros 17 dias de agosto foram interrompidos, abaixo de 29% para julho. Estes números são muito piores do que antes da pandemia. No Brasil, o número de passageiros afetados por atrasos ou cancelamentos é de “apenas” 14%. Na questão da rentabilidade, as empresas aéreas nacionais saíram de um prejuízo de R$ 6 bilhões no primeiro trimestre de 2021 para um lucro de R$ 4,5 bilhões no mesmo período de 2022, conforme informado pela ANAC em agosto. Todavia, há importações que estão com tempo de trânsito de várias semanas.

Neste contexto de desafios e oportunidades, em 13/09/2022 será realizado o VI Fórum de Logística no Amazonas, com a presença de profissionais de renome na área de transporte de cargas, como o gestor local da Vinci e importantes empresários nacionais e internacionais do setor, de empresas como Atlas Air e a Azul Cargo. O evento, aberto à empresários e profissionais, é organizado pela Federação da Indústria do Estado do Amazonas (FIEAM), em conjunto com o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Outra oportunidade é o turismo, que seria apoiado se uma “nuvem” de aeronaves de médio porte integrasse, com voos frequentes, o interior profundo com as capitais dos Estados do Norte do Brasil e delas para o restante do país e do mundo. Se a Embraer, que é a principal produtora de jatos para distâncias mais curtas, com cerca de 120 assentos, que são populares na América do Norte, tivesse esta atuação também aqui, poderíamos começar a mudar a história do turismo na Amazônia. Inscrições para o evento em http://www.fieam.org.br/2022/09/02/4161.

Assista ao webinar Diálogos Amazônicos – Desafios da Infraestrutura na Amazônia Brasileira aqui:


Augusto Rocha é professor da UFAM e parceiro fundador do portal Brasil Amazônia Agora

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