CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Coluna do CIEAM

Inação preocupante

  1. Principal
  2. Coluna do CIEAM

01/08/2014 10:52

Os ruídos que descrevem a atitude de alguns empreendedores, dispostos a suspender investimentos por conta da instabilidade politica do cenário interno e nos conflitos internacionais, merecem todo o repúdio desta representação institucional das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus. O jogo político, longe de representar inibição deve mobilizar a participação transparente e o debate coerente para assegurar a cada dia o fortalecimento da Democracia. Os conflitos e confrontos fazem parte do jogo democrático e só há um remédio para eventual vacilo e tropeços conjunturais da Democracia, mais Democracia. Suspender investimentos e paralisar movimentações de crescimento representam decisões com implicações de longo prazo que repercutem em outros segmentos e resultam em danos ao tecido social. E paralisar é uma medida que tem um processo de recomposição extremamente lento e complicado. Asseguradas as premissas legais da prorrogação dos incentivos, longe de cogitar a alternativa da paralisação, precisamos ampliar o debate e pontuar com clareza e firmeza os requisitos necessários ao fortalecimento do modelo e o resguardo de sua competitividade.

Juntos e coesos


São 35 anos do Centro da Indústria e 54 anos da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, representações do setor produtivo que atuam em consonância e militância com os demais setores indutores da economia para assegurar o crescimento, a geração de empregos e a coleta dos tributos para justo e transparente cumprimento das atribuições do setor público. É a roda da economia para gerar a energia da prosperidade com responsabilidade social. Suspender investimentos é comprometer uma dinâmica que tem reflexos e complicações imprevisíveis e incontroláveis. Com sua longa experiência, o CIEAM segue preparado e atento para assistir aos seus associados, tanto aqueles que estão instalando atividades como os que se encontram em fase de expansão e diversificação de seus mercados. Juntos e coesos estamos e seremos fortes na luta para assegurar direitos, deveres e responsabilidades no estrito direito e exigência constante do cumprimento dos estatutos legais.

Missão, visão e proposição


Neste momento de definições para os rumos de consolidação e diversificação que a prorrogação propicia, cabe sublinhar a missão desta entidade que é, precisamente, levar o setor industrial do Amazonas à conquista de posição de destaque nos cenários nacional e internacional. Isso significa levantar a bandeira da integração deste modelo à política industrial, ambiental e de ciência e tecnologia, junto às autoridades e à opinião pública nacional e a mídia global que busca entender a harmonia entre economia e meio ambiente que a ZFM representa. Isso significa, também, resgatar e sublinhar sua visão estratégica, aquela que reúne todos os requisitos e exigências para desenvolver ações éticas, tecnicamente consistentes e politicamente estruturadas, tendo em vista a modernização do Estado e das instituições econômicas. E mais: além da festa da prorrogação dos incentivos, cabe perguntar pelos pilares de luta para diversificar o modelo, interiorizar/regionalizar seus benefícios e novos arranjos econômicos, capazes de integrar insumos regionais à rotina produtiva do setor industrial.

Roteiro de desafios e conquistas


Nesta terça-feira, o Congresso Nacional promulga a Emenda Constitucional número 83, que consolida legalmente a prorrogação dos incentivos da Zona Franca de Manaus. É o momento de reconhecer a contribuição de todos para manter e fortalecer os acertos deste modelo, sua contribuição para o país, na geração de emprego, oportunidades e acesso a produtos de qualidade, preços acessíveis e de reconhecida inovação tecnológica. É hora de felicitar a classe política que se movimentou intensamente para demonstrar com fatos e resultados os avanços do crescimento que este modelo tem consignado. É hora de agradecer os investidores que acreditaram neste projeto e o transformaram no maior antídoto de redução crescente nas desigualdades regionais. Juntamente com os trabalhadores e todos os colaboradores das múltiplas cadeias produtivas do modelo, cabe agradecer, exaltar e felicitar o conjunto de atores deste roteiro de conquistas e desafios que a Zona Franca de Manaus representa. E, em nome de um mote de mobilização em voga, cabe repetir: a luta continua!
=================================================================================
Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do CIEAM. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. cieam@cieam.com.br

Publicado no Jornal do Commercio do dia 01.08.2014

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House