25/06/2021 10:58
Fonte: Brasil Amazônia Agora
Parceria UNIFRUIT + FPF-TECH em ação faz história na ZFM: para Luís Braga, diretor-executivo da Fundação Paulo Feitoza – Tecnologia, o mundo espera a nova economia da biodiversidade amazônica marcada pelo signo da sustentabilidade. E não há outra forma de agregar valor que não seja a inteligência e a inovação que já aprendemos a oferecer.
UNIFRUIT Polpas da Amazônia e a Fundação Paulo Feitoza FPF-Tech se unem para disparar um novo programa de exportação de polpas de frutas da região Norte brasileira. São duas empresas amazonenses que atuam, respectivamente, no mercado de produção de polpas de frutas e na agregação de valor através de inovação tecnológica. Sem mergulhar no universo da inovação a iniciativa da Amazônia 4.0 vai fazer água. Este é o posicionamento de Luís Braga, diretor-presidente da FPF-Tech, referência de pesquisa e desenvolvimento de soluções da indústria 4.0 para as empresas do programa ZFM de desenvolvimento regional. Por sua vez, a UNIFRUIT, com portfólio de distribuição para os demais estados do Brasil, e exportação para Bélgica e Espanha, ingressou no PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil, a partir do qual celebrou a parceria com a Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech). “Com inovação lógica fica muito mais fácil exportar”, diz Claudimar Mendonça, CEO da UNIFRUIT A meta inicial será Portugal e Estados Unidos com quem os pré-contratos já foram firmados. Fica tudo mais simples se os produtos ganham certificação e linguagem universal do mercado. O mundo já não consome amadorismo e refuta tudo que remete à improvisação, diz o gestor da FPF-Tech. Para ele, o mundo espera a nova economia da biodiversidade amazônica marcada pelo signo da sustentabilidade. E não há outra forma de agregar valor que não seja a inteligência e a inovação que já aprendemos a oferecer.
Da Amazônia para o mundo
De acordo com Claudimar Nascimento, CEO da UNIFRUIT, a empresa se integra ao movimento para fomentar o desenvolvimento da novas modulações econômicas para a economia regional. “ não podemos ficar na dependência exclusiva do pólo industrial de Manaus, nossa base principal de geração de riqueza, precisamos colaborar com novas saídas econômicas a partir das cadeias produtivas da região. Quem nos visita, deixa a Amazônia com lembranças deliciosas de sua fruticultura e gastronomia. Está na hora de superar a visão provinciana de negócios. Temos que interagir com o mundo. E dispomos de muitos ingredientes que interessam para humanidade. Por que não submeter ao paladar universal as delícias de nossas frutas e o paladar único de nossos peixes? De quebra, a gente gera receita e renda que acabam sendo distribuídas para toda a nossa região, ou seja, atuamos também com a economia circular regional, promovendo lucros aos produtores agrícolas da nossa comunidade.
Frutas e preservação ambiental
O carro-chefe da UNIFRUIT é a polpa do abacaxi, no entanto, a empresa também trabalha com outras frutas, inclusive algumas que são exclusivas da região amazônica, em que se destacam a acerola, a goiaba, o maracujá, o cupuaçu, o açaí, o cambucá, dentre outras.
O diferencial da empresa é contar com cerca de 200 produtores de frutas locais cadastrados, que têm como prioridade preservar a floresta com práticas de cultivo mecanizada, controle no uso de defensivos agrícolas e o trato cultural do homem da Amazônia. Além disso, a empresa ainda consegue zelar pela excelente qualidade dos produtos, pois eles fabricam polpas puras e pasteurizadas, sem glúten, corantes e conservantes, com frutas sempre fresquinhas. O processo de conservação de controle precisa de instrumentos tecnológicos de ponta.
Programa de exportação
A empresa iniciou as atividades em 2006 e segue no objetivo de auxiliar no desenvolvimento da produção de frutas no Distrito de Novo Remanso, localizado no município de Itacoatiara (AM), no interior da selva amazônica brasileira. A empresa contou com o apoio inicial do IDAM para o planejamento estratégico do negócio em seus anos iniciais e, atualmente, conta com a parceria do SEBRAE, da Apex Brasil, por meio da FPF Tech e de acordo com o Claudimar a expectativa com a exportação é grande. “O processo de exportação é muito bacana, é um mercado muito promissor, mas que exige o triplo de dedicação e esforço. Mas, estamos confiantes! As dificuldades são muitas, pois o mercado internacional é bem exigente, mas com o apoio que estamos recebendo, que conta com cursos, treinamentos e diversos outros benefícios, temos certeza de que tudo dará certo, principalmente por conta da ajuda desse programa da Apex e da FPF Tech. Só temos que agradecer essa parceria”, Claudimar finaliza. Para mais informações, acesse o site https://www.unifruit.com.br/.