11/01/2024 08:08
Em sua nova obra, Paulo Roberto Haddad oferece uma análise fruto de um intelecto privilegiado e soluções para Amazônia dentro de uma linha teórica abrangente, visando o desenvolvimento sustentável e a superação de desafios socioambientais. Venha ler mais sobre o lançamento e o autor.
Em sua mais recente obra, “Amazônia – Crise Social e Crise Ambiental“, Paulo Roberto Haddad, renomado economista e consultor para a ONU em desenvolvimento regional, aborda de forma profunda e inovadora as complexidades do desenvolvimento sustentável na Amazônia. Este livro, enriquecido pelas quatro décadas de experiência do autor em consultoria para projetos tanto públicos quanto privados nesse bioma vital, representa um marco significativo na literatura sobre sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Haddad, conhecido por seu olhar humanista e sua luta contra as desigualdades sociais e regionais, inicia sua narrativa com uma análise crítica das correntes do pensamento econômico que moldaram as ideologias ambientalistas desde o século XVIII. A partir dessa base teórica sólida, ele propõe políticas, programas e projetos inovadores para a sustentabilidade da Amazônia, alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O livro não é apenas teórico; ele oferece um guia prático e detalhado para a implementação de três Programas Estratégicos: “Amazônia Legal no Terceiro Ciclo de Expansão da Economia Brasileira“, “Promoção e Desenvolvimento de Aglomerações Produtivas de Micro e Pequenas Empresas na Amazônia Legal” e “Organização de um Sistema de Promoção Industrial da Bioeconomia na Amazônia Legal”. Esses programas são inspirados nas inovações de Joseph Schumpeter e no legado do Professor Alysson Paolinelli, enfatizando a produção de alimentos sem desmatamento e com aumento de produtividade.
Haddad também avalia os impactos econômicos, sociais e ambientais desses programas, visando mitigar os desequilíbrios regionais de desenvolvimento no Brasil e gerar recursos sustentáveis. A obra é dividida em duas partes: a primeira explora a origem dos pensamentos econômicos e suas influências nas ideologias ambientalistas; a segunda parte analisa a participação da economia da Amazônia Legal no desenvolvimento econômico do Brasil.
Este livro é o resultado de uma carreira dedicada ao estudo e à prática em consultoria, enriquecido por inúmeras conversas com protagonistas e empreendedores regionais. Disponível em e-book na Amazon e impresso pela Editora Caravana, esta obra é essencial para todos interessados em desenvolvimento sustentável, especialmente aqueles focados na Amazônia e em regiões emergentes similares.
Paulo Roberto Haddad é um economista brasileiro. Formado em economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais em 1962. Fez curso de especialização em Planejamento Econômico no Instituto de Estudos Sociais em Haia, na Holanda em 1965/1966. Professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Fundador e primeiro diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG. Publicou diversos livros e artigos em revistas especializadas no Brasil e no Exterior.