06/11/2014 15:05
Velhos desafios
Outros gargalos estarão à espera de Gustavo, e as entidades estão atentas e disponíveis para emprestar apoio às iniciativas que vão equacionar tantos embaraços de infraestrutura, de desburocratização e de qualificação de recursos humanos que aguardam definição, atenção e atitudes para dar sentido à promulgação de mais 50 anos de incentivos fiscais para a Zona Franca de Manaus. Gustavo tem revelado papel firme na defesa dos servidores e trabalhadores do polo industrial de Manaus, e também é sensível e parceiro aos engasgos da competitividade do modelo ZFM, da urgência em enfrentar a questão energética, logístico-portuária e de banda larga que impedem novas apostas no modelo e revitalização dos investimentos instalados. Afinal, enfrentar estes desafios é certeza de ampliar a já generosa contribuição fiscal do modelo para os cofres federais e sua efetiva e robusta contribuição para a receita estadual, na formação dos jovens no nível da graduação, com ensino, pesquisa e extensão focada nos interesses da comunidade. Enfrentar gargalos significa assegurar os fundos de turismo e interiorização do desenvolvimento, o fomento de novas cadeias produtivas, para as cooperativas, pequenos e médios empreendedores dos municípios interioranos, que transformam os recursos repassados pela indústria para a AFEAM, a Agência de Fomento do Amazonas, em novas oportunidades de emprego, renda e tributos.
Estatutos constitucionais
Boas vindas ao novo Superintendente, e que esta mudança de gestor inaugure um novo momento de revitalização da Suframa, de autonomia administrativa e financeira, sob o amparo, determinação e encaminhamentos do Conselho de Administração da Autarquia, de acordo com o que está previsto nos disposições constitucionais recém prorrogadas. E que ele possa dar continuidade às ações de mudança na aplicação dos recursos de Pesquisa & Desenvolvimento, iniciadas na gestão Thomaz Nogueira, objeto de proposta das entidades do setor produtivo, e fator determinante de adensamento, diversificação, regionalização do modelo na criação de novas matrizes econômicas. Impõe-se criar novos caminhos, que tornem a economia regional gradativamente independente dos benefícios fiscais. Boas vindas e a certeza de nosso apoio sempre e quando estiverem em jogo os interesses da ZFM.
Fieam discute futuro da indústria
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, acompanhado das lideranças empresariais do Amazonas, participa, a partir desta quarta-feira, em Brasília, do 9º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), que reunirá mais de 1.800 líderes empresariais de todo o País para discutir a agenda do Brasil para os próximos quatro anos. No evento, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, apresentará um balanço dos avanços alcançados e dos obstáculos que as empresas e o país terão de superar no período. Até esta quinta-feira (6), os empresários discutirão estratégias para implementar a agenda da competitividade; a produtividade nas empresas; propostas para a reforma tributária e ajuste fiscal; qualidade da educação, além de avaliarem as estratégias para aumentar a inserção do Brasil na economia mundial, os caminhos para fortalecer a segurança jurídica, a agenda para a infraestrutura de 2015 a 2018, e as propostas para o país avançar nas relações do trabalho. Ao final do evento, os empresários apresentarão a Carta da Indústria, documento com as propostas do setor produtivo que será entregue ao novo governo.
Celebrando a qualidade
A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) realizará, no próximo dia 13, às 20h, no Diamond Convention Center, o Qualishow, com a entrega de troféus às organizações vencedoras do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA 2014). Trinta e três organizações, públicas e privadas, receberão premiação conforme resultado da Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade realizada em setembro. Segundo a gerente executiva do PQA, Salete Braga, este ano, o 4º Centro de Telemática de Área (4º CTA) tornou-se a primeira organização a alcançar a mais alta premiação do Programa Qualidade Amazonas, na modalidade gestão, o Troféu Diamante, categoria lançada em 2012. A organização militar alcançou prata em 2012 e ouro em 2013. Também em gestão, a Recofarma Coca-Cola e o Comando da 12ª Região Militar receberão o troféu ouro, enquanto o bronze será entregue ao Hospital Militar de Área de Manaus e ao Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas). Na modalidade processo, 22 organizações tiveram o reconhecimento do seu padrão de qualidade, com destaque para indústria amazonense, onde nove organizações pontuaram ouro, dentre elas as grandes indústrias Brasil Norte Bebidas, Yamaha Motor, Moto Honda, Honda Componentes e Panasonic. Com o tema “O Brasil tem Norte”, o Qualishow, espécie de “Oscar da Qualidade”, terá como cenário uma floresta estilizada para receber mais de mil convidados ao som de cantores regionais e outras atrações.
=====================================================================================
Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do CIEAM. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. cieam@cieam.com.br
Publicado no Jornal do Commercio do dia 06.11.2014