CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Coluna do CIEAM

Bio&TIC da Amazônia, a diversificação da ZFM pede passagem

  1. Principal
  2. Coluna do CIEAM

13/04/2022 09:50

Tecnologia da informação e comunicação, indústria e bioindústria 4.0, são passos preciosos e consequências da economia da ZFM. Um caminho sem volta, queiram ou não queiram os paraquedistas e seus vaticínios sinistros e ameaçadores. A melhor maneira de tratar com isso é fazer dessa cantilena uma novena de libertação e transpiração. Parabéns aos organizadores, apoiadores e acolhedores da EXPOAMAZÔNIA BIO&TIC 2022.

Por BrasilAmazoniaAgora Alfredo Lopes

A inserção sustentável da diversidade biológica na economia do Amazonas com os recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação, inevitavelmente, se estabelece como a mais nova e promissora modulação do desenvolvimento regional. Estava escrito nas estrelas e em corações e mentes de todos aqueles que aqui vivemos e batalhamos. Como dia a sabedoria popular: água mole em pedra dura cria rumos de comunhão. E é exatamente isso que significa o lançamento oficial da EXPOAMAZÔNIA BIO&TIC 2022, que ocorrerá neste dia 13 de abril, no Auditório da Suframa, as 10:00. E o evento está previsto para os dias 30 de junho e 2 de julho próximos. É muito significativo que a Suframa tenha aberto suas portas e, ao lado da Associação do Polo Digital de Manaus, aPdM, seja co-promotora do acontecimento através do CBA, Centro de Bionegócios da Amazônia.

Marcada para ser esvaziado pelas medidas federais e intimidação dos atores locais, a Zona Franca de Manaus ressurge com a EXPOAMAZÔNIA BIO&TIC 2022 como a fênix da teimosia. Tem que morrer pra germinar? Algumas atitudes, certamente, sim, precisam sumir, como a dispersão, desconhecimento e descompromisso com o pai nosso de cada dia. Jamais sumir, porém, com o conjunto de acertos que fazem deste programa de redução das desigualdades regionais um caso de sucesso reconhecido mundialmente. É a partir dele que esses acordes foram compostos e de suas entranhas fecundas foi gerado. A mobilização de atores determinados e criativos configura uma fórmula poderosa resistência que deu à luz a esse vitrine de avanços chamada EXPOAMAZÔ-NIA BIO&TIC 2022.

Pelotão de frente

Há um grupo forte de instituições e entidades em movimento, sob a batuta de Vânia Thaumaturgo Capela, presidente da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam). A ExpoAmazônia conta, ainda, com o apoio de diversos parceiros, incluindo o Portal Brasil Amazônia Agora, entre entes públicos e privados, todos cientes de seus papeis na promoção de ações que colaborem para o desenvolvimento não apenas da região amazônica, como também de todo o País.

A presidente da APDM, Vania Thaumaturgo, destaca que a Associação tem buscado constantemente atuar para estimular o debate de temas de interesse para a Amazônia e a iniciativa de se realizar o evento vem ao encontro desta proposta. Segundo ela, "a ExpoAmazônia tem como objetivo discutir, integrar e consolidar os Polos de Bioeconomia da região Amazônica e alavancar os Polos Digitais na região como duas matrizes econômicas viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e o desenvolvimento econômico e social dos povos da região". Para tanto, foram definidos eixos temáticos que nortearão o evento, que vão desde a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico e social para os povos da Amazônia até as tecnologias digitais de vanguarda e o desenvolvimento do empreendedorismo.

Para Fábio Calderaro, gestor do CBA, a integração de atores do ecossistema local permite que os debates acerca de temas relevantes para a sociedade amazônica possam alcançar níveis de maturidade que gerem resultados ainda mais promissores para o pleno desenvolvimento regional. "São eventos como a ExpoAmazônia que nos criam um ambiente favorável para realizarmos ações mais assertivas. Queremos fomentar os polos de bioeconomia e de inovação e tecnologia e, para isso, devemos discutir sobre as estratégias para melhor desenvolvê-los".

Metas e resultados

A partir da programação proposta para o evento e que será apresentada no seu lançamento oficial, a ExpoAmazônia visa a alcançar milhares de atores locais para discutir sobre qual foco se pretende para o Polo de Bioeconomia amazônica e quais estratégias para o seu desenvolvimento. Da mesma forma, o evento tem por objetivo apresentar para a sociedade as duas matrizes econômicas viáveis para a região, em complemento às atividades do Polo Industrial de Manaus (PIM). Além disso, espera-se apoiar startups na mentoria e apresentação de seus negócios para investidores potenciais, bem como prospectar negócios e atrair estudantes e profissionais para o mercado de tecnologia.

A trilha conduz para a economia digital associada à robótica - duas realidades dos tempos modernos absolutamente irreversíveis - que, em princípio, eram encaradas como o fantasma do emprego no modelo clássico de produção industrial - e que hoje conseguiram demonstrar incontáveis argumentos e instrumentos para criar novas saídas. EXPO-AMAZÔNIA BIO&TIC 2022

Serviço

O que: Evento de lançamento da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022Quando: Quarta-feira, 13 de abril de 2022, das 10h às 12hOnde: Auditório da Suframa, localizado na Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424, Distrito Industrial, Manaus/ AM

Alfredo é consultor ambiental, filósofo, escritor e editor-geral do portal BrasilAmazôniaAgora

*esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do CIEAM. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. cieam@cieam.com.br

Fonte: https://brasilamazoniaagora.com.br/2022/biotic-da-...

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House