28/11/2023 10:24
O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, conheceu nesta segunda-feira (27) os projetos executados pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) como modelo de desenvolvimento do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial.
Ele visitou a unidade do centro no polo industrial da ZFM, voltada para ensino, pesquisa, desenvolvimento e negócios na área de tecnologia da informação que foi criado há 30 anos. É credenciado a realizar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), a partir de incentivos da Lei de Informática (Cati e Capda) e Padis. A outra unidade funciona na cidade de Curitiba.
Na ZFM, a área de atuação começou em 2009 e hoje abrange a Amazônia ocidental e o estado do Amapá, com trabalhos que priorizam a inovação em gestão, os projetos de formação e desenvolvimento de novos negócios, além daqueles baseados nas necessidades das empresas investidoras e de desenvolvimento do ecossistema para a indústria 4.0.
Como instituto de pesquisa, o CITS apresentou o projeto Mesa Educacional, uma tecnologia que possibilita uma prática pedagógica inovadora e inclusiva, além de incentivar o desenvolvimento físico, intelectual, psicológico e social das crianças.
O CITS tem realizado um trabalho que alcança não somente a área de Manaus e a região metropolitana da cidade, mas também vários municípios do interior do estado, com projetos de formação ou capacitação profissional e outros, que vão ao encontro do plano de desenvolvimento industrial do governo federal e da nova realidade do que se pretende em termos de desenvolvimento, inovação e sustentabilidade para a nossa região, disse Saraiva.
Programa prioritário
Em relação ao programa prioritário, o CITS possui 174 projetos de PD&I que usam as tecnologias habilitadoras para modernização das empresas do polo industrial da ZFM.
Fonte: BNC