CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Clipping

Verão amazônico acelera busca por itens de climatização

  1. Principal
  2. Clipping

16/07/2023 18:57

Com a alta nas temperaturas, a procura por produtos específicos para o verão registram crescimento. O segmento varejista amazonense aponta que o aumento na busca por produtos de climatização chega a mais de 70%, dígitos que podem crescer nos próximos meses.

As temperaturas elevadas tendem a impulsionar a procura e a venda dos itens. Para o presidente do Sindivarejista-AM, Teófilo Gomes, a tendência deve ser ainda maior nos próximos meses. “Em decorrência das altas temperaturas, há uma expectativa de um impulso significativo, e pode estender-se até o mês de novembro. O consumo de aparelhos para refrigeração nesse período turbinam as vendas. Há grandes ofertas das empresas varejistas é um período de grande sazonalidade para o aumento no volume de vendas”.

Diego Oliveira, gerente de uma loja de eletroeletrônicos, prevê um crescimento de 35%

nas vendas da linha de produtos para climatização em relação ao verão passado. A estimativa é que os itens como ventiladores devam liderar as vendas com incremento de 30%. “Ano passado, chegamos a vender acima de 25%. Para ter uma ideia, o verão mal começou e já estamos registrando altas temperaturas. Os meses de agosto e setembro tendem a ser bem maiores, o que deve favorecer as comercializações. Nas últimas semanas registramos uma demanda acima do esperado”.

Segundo o gerente, entre os itens com mais saída estão os ar condicionados modelos splits. “Os volumes comercializados de ventiladores e aparelhos de ar condicionado nos últimos nas últimas semanas dobraram em relação a 2022”.

Na TV Lar, desde o mês de junho a demanda por ar condicionado cresceu 73%, comparando de um mês para o outro. É o que informou Valéria Medeiros, superintendente de vendas da varejista. “Os nossos clientes tendem a procurar maneiras de se refrescar e criar um ambiente mais confortável em suas casas. A nossa expectativa até o final de setembro é crescer 50% a mais que o mesmo período do ano passado,, pois as temperaturas tendem a subir ainda mais devido ao fenômeno El Nino”, projetou.

Na loja, o ar condicionado de janela ainda é o mais procurado, chegando a ser 53% maior que a venda de Splits. “Os valores são os mais variados e principalmente devido a potência e marca que o consumidor está buscando, principalmente que caiba no seu orçamento, pois o cliente quer fugir do calor e manter-se em um ambiente climatizado”.

Conforme a varejista, é possível perceber uma migração dos condicionadores de ar de janela por splits, principalmente nos splits de 12.000 e 18.000, o que foi tendência em 2021. O consumidor está mais propenso a comprar de uma potência maior para atender melhor a sua necessidade. Em relação aos ventiladores, os tipos com estruturas de coluna, é um produto com tendência de crescimento bem significativa, só ele segue sustentando uma alta de 60%.

Números setorial
O fenômeno climático El Niño, que vem deixando as temperaturas no país mais elevadas, inclusive no inverno no Sul e Sudeste, impulsionaram as vendas de ar-condicionado nos primeiros seis meses de 2023.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House