16/10/2023 13:53
São Paulo – Impulsionados pelas vendas de motocicletas os financiamentos sobre veículos avançaram 6,5% em setembro com relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da B3, que opera o SNG, Sistema Nacional de Gravames, e reúne cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito. Ao todo foram comercializados a prazo 501 mil automóveis leves, pesados e motos novos e usados no mês passado.
Na comparação com agosto, no entanto, que havia sido o melhor mês desde dezembro de 2020, houve recuo de 8,9%.
O avanço registrado no financiamento de motos ante setembro do ano passado foi de 17,2% e para veículos leves o incremento foi de 4,3%. Com relação a agosto a queda da compra de motos a crédito foi de 10,5% e, de leves, de 8,6%. Pesados registraram recuo nos dois comparativos, com queda de 5,7% no anual e de 4,5% no mensal.
Segundo o gerente de planejamento e inteligência de mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro, ajuda a explicar o cenário o fato de que setembro teve vinte dias úteis, número menor com relação tanto a agosto quanto ao mesmo mês de 2022, com 23 e 21 dias úteis, respectivamente.
Ferro destacou, no entanto, o incremento na média de veículos financiados por dia útil, e afirmou que em setembro foi alcançada a melhor média diária desde fevereiro de 2021, com mais de 25 mil unidades:
“Isto representa crescimento de 4,8% na comparação com agosto e de 11,8% com relação ao mesmo mês do ano anterior. Mesmo após o término dos incentivos do governo para o setor o mercado manteve resultados positivos”.
No acumulado do ano as vendas financiadas de veículos somam 4,3 milhões de unidades, alta de 7,3% diante dos nove primeiros meses de 2022, equivalente a 294 mil unidades a mais.
Fonte: Autodata