CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Clipping

Sondagem da CNI mostra os problemas da indústria brasileira

  1. Principal
  2. Clipping

21/07/2023 11:46

A retração do mercado consumidor interno foi o principal problema enfrentado pela indústria na avaliação de empresários do setor ouvidos em sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao final do segundo trimestre do ano.

O item “Demanda Interna Insuficiente” é apontado por 37% dos empresários ouvidos pela CNI como o principal problema da indústria brasileira no semestre encerrado em junho.

Em segundo lugar no ranking está a “Elevada Carga Tributária”, com 33,7% das citações. Em terceiro lugar , com 31,3% das citações, está a “Taxa de Juros Elevada”. Por fim, o item “Falta ou Alto Custo do Trabalhador Qualificado” é apontado por 15,6% como o principal problema do setor.

Dos quatro principais problemas citados pelos empresários, três deles começaram a ser encaminhados e podem ser resolvidos neste segundo semestre. Para aquecer o mercado interno, o Governo Federal aposta no programa Desenrola Brasil, que pretende devolver ao mercado consumidor 70 milhões de brasileiros que estão endividados e sem crédito na praça.

Um problema que está relacionado ao primeiro é a alta dos juros, cuja queda está prevista na ata do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central da última reunião, em junho. O tema é também alvo de crítica ostensiva do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O mercado espera que o Copom a taxa de juros de 13,5% em até um ponto porcentual, o que sinalizaria um futuro diferente para o mercado consumidor que precisa de crédito para consumir.

O “esfriamento” do mercado consumidor interno é aferido na análise da CNI ao informar que

“Em junho de 2023, a indústria apresentou piora em seu desempenho, com registro de queda na produção e no emprego industrial. No mesmo sentido, a utilização da capacidade instalada manteve-se estável em 69%, menor percentual para meses de junho dos últimos três anos. Além disso, os
estoques ficaram acima do planejado pelas empresas”

Industria brasileira de boa com reforma

Por fim, outra aposta do Governo Federal para destravar a indústria é a Reforma Tributária, cujo projeto aprovado na Câmara Federal transfere parte da carga tributária da indústria para o comércio e o setor de serviços. Não por acaso o setor industrial é o que mais trabalha pela aprovação dessa reforma.

Fonte: RealTime1

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House