11/12/2023 09:35
A produção industrial no Amazonas registou uma queda de -2,6% em outubro, em comparação ao mês anterior, ficando assim entre os últimos lugares entre as unidades da federação.
Os dados são Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estiagem severa e as férias coletivas do Polo Industrial de Manaus (PIM) são um dos motivos para os índices negativos.
Quando se compara os números da produção industrial de outubro de 2022 para esse ano, a redução é de -5,7%.
O desempenho da indústria no Amazonas em outubro só ficou atrás do Espírito Santo. De acordo com o levantamento do IBGE, esse foi o segundo mês de queda consecutiva e a quinta do ano, tendo começado em janeiro com um acumulado de 13,0%, caindo em outubro para 3,9%.
Esse ano, a indústria do Amazonas acumula crescimento de 3,9%, o que colocou o Estado na quinta melhor posição entre as unidades da federação pesquisadas.
Setores da indústria que cresceram
Na comparação com outubro do ano passado, das onze atividades industriais pesquisadas pelo IBGE mensalmente; apenas tiveram crescimento de produção: Fabricação de bebidas (28,9%); Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (16,8%); Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (12,1%); Fabricação de máquinas e equipamentos (11,8%).
Dentre as sete que registraram queda de produção, destaque para: Fabricação de produtos químicos (-15,4%); Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-22,4%); Fabricação de produtos diversos (-27,1%).
Fonte: RealTime1