CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Clipping

Novo ranking da Indústria 4.0 revela as empresas mais automatizadas

  1. Principal
  2. Clipping

14/12/2023 11:51

Por

Mariana Barbosa

As empresas Vale, Petrobras e Natura estão entre as indústrias que mais investem em automação, internet das coisas e uso de dados no país. Elas lideram, em suas respectivas categorias, a primeira edição do Ranking Nacional da Indústria 4.0, elaborado pelo instituto Atlas Intel para a startup de sensores inteligentes Tractian.

O levantamento avaliou 200 empresas industriais com atuação internacional e selecionou as top 10 de oito categorias. Além de Vale, Petrobras e Natura, que se destacaram como líderes das categorias Indústria de Base, Energia e Bens de Consumo, respectivamente, as empresas que lideraram nas demais categorias foram: Novelis (Metalurgia); Corteva (Química); Ultracargo (Logística); Michelin (Manufatura Discreta) e Viscofan do Brasil (Nutrição).

O ranking levou em conta temas como o investimento em tecnologias da Indústria 4.0, a percepção do impacto da indústria 4.0, intenção de investimento no futuro, aumento da produtividade, entre outros.

A Atlas Intel ouviu representantes de cerca de 200 indústrias entre agosto e setembro deste ano. De acordo com o relato das empresas, a digitalização dos processos de manufatura — conhecido como indústria 4.0 — tem levado a um aumento de produtividade da ordem de 38%.

De acordo com o Ranking mostra que as grandes indústrias do País a implementação de tecnologias no dia a dia da produção já é uma realidade no País.

— A presença de grandes companhias, inclusive de capital aberto, na liderança do Ranking é um exemplo claro que a tecnologia já faz parte do dia a dia das grandes corporações no país. As pessoas ainda acham que tecnologia requer investimentos exorbitantes, mas a realidade é outra. Hoje, o uso de soluções tecnológicas podem ser relativamente baratas e trazer retornos impressionantes — diz Igor Marinelli, co-fundador e co-CEO da Tractian.

Fonte: O Globo

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House