06/07/2023 10:44
No primeiro trimestre deste ano, 1,6 mil microempresas foram abertas no Amazonas, de acordo com dados do Sebrae. Em comparação ao trimestre de 2022, o aumento foi de 1,47%.
No total, foram abertas 1.646 mil microempresas, que são aquelas que faturam entre R$ 81 mil a R$ 4,8 milhões por ano, além de 8.986 mil Microempreendedores Individuais (MEI) e 529 empresas de pequeno porte.
Esse ano, o número de criação de MEI reduziu 3% em comparação ao trimestre do ano passado.
Os setores que mais abriram empresas são prestadores de serviço com 6.237 mil aberturas e, e em seguida, comércio com 3.513 mil novas unidades e em terceiro lugar indústria com 760.
O microempreendedor no Amazonas
O amazonense Eldo Brito é dono de uma microempresa que atua no setor de serviços e comércio de telecomunicações, dentro e fora da região amazônica. Há nove anos, ele e um amigo de trabalho resolveram montar o negócio, após a empresa onde trabalhavam ser prejudicada com a operação Lava-Jato.
“Hoje atuamos no mercado de segurança eletrônica, manutenção elétrica, sistemas de telecomunicações e automação industrial, bem como o comércio de todo material pertinente as atividades. Ser micro empreendedor é desafiador, você larga uma vida estável como CLT onde se tem férias, décimo FGTS, da um certo calafrio na barriga no início, bate um certo medo de você não conseguir honra seus compromissos”, relatou.
Eldo afirma que ser microempreendedor no Amazonas é desafiador, principalmente nos primeiros dois anos. Porém, persistência e trabalho sério acabam resultando em clientes, portfólio de clientes e serviços grandes. Ele afirma, ainda, que poucos e raros voltariam a trabalhar em regime de CLT novamente.