CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Clipping

Logística Reversa: diminuição de custos em função do gerenciamento

  1. Principal
  2. Clipping

06/10/2023 11:39

A logística reversa está relacionada a atividades como atendimento ao cliente, comunicações de distribuição, previsão de demanda, tráfego e transporte, suprimentos, suporte de peças de reposição e serviços, embalagem, reaproveitamento e remoção de refugo e administração de devoluções. Essas atividades são partes direta da logística reversa, o reaproveitamento e remoção de refugo e a administração de devoluções, (Lambert et al 1998).

A Logística Reversa é de grande importância para gerenciar empresas, organizações, isto é, necessita de operações voltadas com a reutilização de produtos e materiais. É uma área que normalmente não tem lucro (ao contrário, apenas custos), muitas empresas não lhe dão a mesma atenção que ao fluxo de saída normal de produtos.

Conforme Sertek et al. (2011) p. 50, as empresas passam por evolução constantemente e isso faz com que possibilite uma variada gama de produtos oferecidos no mercado. Essa evolução é proveniente de mudanças tecnológicas, transformações do mercado, crescimento de concorrência, diferentes segmentações de mercado, modernizações em ativos tangíveis e intangíveis.

O objetivo fundamental da Logística Reversa é dar valor aos produtos descartados e se possível recolocá-los no fluxo da Logística Direta. Do mesmo modo que a Logística Empresarial trata dos seus Canais de Distribuição Diretos dos bens produzidos, a Logística Reversa se preocupa com os Canais de Distribuição Reversos, que seria o caminho de volta, seja para reaproveitamento ou simplesmente para uma disposição final A Logística Reversa planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós- consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meios dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros, (GONTIJO, 2010, p. 04).

A diminuição dos custos de produção acontece devido os resíduos poderem ser reciclados. As organizações que fizer o processo de logística reversa de pós-consumo, tem grandes vantagens em função de reaproveitar a matéria prima secundária e ainda, em virtude da reutilização e reprocesso que promoveram a revalorização dos bens, gerando economias consideráveis, (PEREIRA, 2018, p. 36).

A entrevista feita a senhora Mara Clara contribui para corroborar a pesquisa bibliográfica, e esse resultado é esperado de maneira positiva por mim, pois traz conhecimento científico para alunos, pesquisadores, estudantes e ate mesmo empresas para desenvolverem esse gerenciamento em suas empresas.

A empresa Reimpacta, localizada na cidade de São Luís, trabalha com logística reversa de eletrônicos como aparelhos celulares, televisores, CPU´s, computadores. Foi feito perguntas à proprietária Maria Clara que trabalha com logística reversa de eletrônico da empresa.

As respostas pela proprietária relacionada sobre a importância da logística reversa para a Reimpacta, foi: “a logística reversa é o core business da Reimpacta, então todos os processos internos e externos são pensados na concretização eficiente da logística reversa”. Sobre o processo da logística reversa para a Reimpacta, respondeu da seguinte forma: “o cliente separa os itens a serem descartados, solicita a coleta, alinhamos o horário e o tipo de transporte (carro ou caminhão, dependendo do volume ou tamanho dos itens) e efetuamos a remoção na empresa. Atualmente nosso Canal de Distribuição é através de networking, ainda está em processo de expansão”. E outra pergunta foi como a logística reversa na Reimpacta tem contribuído para o meio ambiente, equilíbrio ecológico, a resposta foi a seguinte: “sim, nosso objetivo é que os eletrônicos que seriam descartados de forma inadequada sejam reciclados e repostos na cadeia produtiva. Assim, a longo prazo, diminuindo a pressão de extração de materiais da natureza e a poluição ambiental causada pelo descarte incorreto”.

Percebe-se que a logística reversa é um assunto novo e proporciona a muitas pessoas e empresas uma oportunidade de aprender muito sobre o tema. O assunto é novo e dispõe de investimentos e dedicação na área para que se possa cada empresa possa crescer em seu setor. Poucos empresas se dedicam verdadeiramente ao assunto. Por mais que estas empresas já trabalham com a logística reversa, estão ainda em estado inicial. Porém este comportamento está sendo evoluído por redução de custos, pressões externas e a rigor na legislação.

Fonte: Faculdade Labord

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House