CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Clipping

Liderança de Sergio Capela na Visteon ganha o mundo

  1. Principal
  2. Clipping

15/09/2023 10:27

A partir de outubro, o diretor da Visteon Amazonas, Sergio Capela, vai assumir nova missão: vai ser o diretor sênior da planta principal da Visteon no mundo, localizada na cidade de Palmela, em Portugal. O executivo dirige a fábrica instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) desde 2017, onde, ao lado de sua equipe, criou o lema “Orgulho de ser Visteon” e elevou a planta do Amazonas a uma posição de destaque em comparação às demais fábricas do grupo espalhadas pelo mundo.

A fabricante de itens destinados às maiores montadoras automotivas do país conquistou, por exemplo, duas certificações em 2022 e em 2023, de Great Place to Work (GPW), a certificação ESG – Bureau Veritas e a certificação Top Employer Brasil 2023, entre muitas premiações, como dois troféus ouros no Prêmio de Qualidade do Amazonas (PQA) em 2022 e a 3ª colocação no prêmio nacional de qualidade realizado pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA).

Graduado em Processo de Produção e Tecnologia, pós-graduado em administração e engenharia de produção e gestão estratégica de pessoas, Capela mora em Manaus há 27 anos e sente orgulho da terra que escolheu para viver – tem inclusive o nome da cidade tatuado no braço -, local onde seus filhos, Paulo Victor e Ana Paula, nasceram e onde conquistou um extenso currículo que compreende diversas experiências dentro do PIM. Mas sua jornada rumo a Visteon começou em São Paulo, quando ainda trabalhava na Brastemp, fábrica de fogões, onde passou os primeiros seis anos da sua carreira profissional.

“O ano era 1996, eu estava lendo o jornal quando vi uma vaga de Analista de Organização e Métodos, que é uma função que talvez nem exista mais. Na descrição da vaga, estava: ‘trabalhar em Manaus’. Na época eu não conhecia nada da cidade, mas era um trabalho na Itautec Philco, e eu logo imaginei que seria uma fábrica de eletrônicos”, relembra Capela, que nutria o desejo de trabalhar em um fábrica mais tecnológica.

Desde então o atual diretor de planta da Visteon traçou um caminho, segundo ele, de muita dedicação e trabalho árduo para assim alcançar seus objetivos. O sonho que surgiu ainda em seus 18 anos de idade, quando ainda era estagiário: tornar-se diretor de uma multinacional.

“Eu fui lutando, trabalhando, mudando de emprego, fui subindo na minha carreira. Depois eu trabalhei na Gradiente Celulares, que virou Nokia. Trabalhei na Philips, na Siemens, na Flextronics, até chegar aqui. Hoje faço parte hoje do Conselho Superior do Centro da Indústria. Até o mês passado presidia o Sinaees”.

Sergio Capela renunciou ao cargo de presidência do (Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Estado do Amazonas (Sinaees), por conta da sua mais nova promoção.

Com relação a sua partida, Capela porém não demonstra preocupação relacionada à queda de desempenho da Visteon do Amazonas, isso se dá por sua confiança na mudança de mentalidade que foi estabelecida durante antes anos.

“Acredito que só vai continuar crescendo, a Visteon de Manaus não tem como retroceder. Porque não é mais uma coisa que depende de mim, agora tornou-se cultural. Hoje em dia as pessoas fazem tudo o que fazem na nossa fábrica porque elas entendem o objetivo de fazer. Não é mais algo que eu tenha que ficar monitorando, cobrando. As coisas agora acontecem de forma natural.”, garantiu o diretor que vai anunciar o seu sucessor em setembro.

Fonte: Jornal do Commercio

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House