02/01/2024 10:03
Além do novo Programa Mover, o governo criou o IPI Verde, que prevê incentivos de R$ 19 bilhões para as montadoras que produzirem carros com redução de CO2. Já em 2024 o IPI Verde prevê R$ 3,5 bilhões de incentivos.
O governo criou um sistema de “bônus” e “malus”, ou seja, incentivando quem produzir carros com novas tecnologias e multando quem não atingir as metas de descarbonização. A Anfavea, associação das montadoras trradicionais, gostou do Programa Mover. O Mover e o IPI Verde também receberam elogios da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Outra iniciativa do governo é um Projeto de Lei (PL) que cria um programa de “depreciação acelerada” do parque industrial brasileiro, visando incentivar a sua renovação tecnológica. “O ano de 2024 será também de muito trabalho pela eletromobilidade, e agora com apoio dessas importantes políticas públicas”, disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
O sistema de “bônus e malus” levará em conta critérios como: fonte de energia para propulsão, consumo energético, potência do motor e reciclabilidade. Prevê ainda um novo sistema de medição de emissões de carbono “do poço à roda”, que levará em conta todas as etapas da produção do combustível utilizado no veículo, desde a colheita, no caso do etanol, até a composição das baterias, no caso dos veículos elétricos.
Mas nem todos elogiaram as medidas. Para o jornalista Marcos Rozen, editor do site Use Elétrico, “o novo programa federal automotivo transforma o Brasil na ilha do híbrido flex”. Segundo Rozen, “o regime automotivo para os próximos cinco anos ignora a produção local de veículos elétricos”.
Na opinião do site especializado em carros elétricos, o governo brasileiro coloca “todas as fichas no balaio no híbrido flex”. Rozen explica: “É uma aposta arriscada, que tende a tornar o Brasil uma ilha no universo global automotivo, uma vez que os veículos flex fuel e grande estrutura de produção e distribuição de etanol só existem aqui”.
Em reportagens anteriores, o Guia do Carro também alertou para o risco de o Brasil ficar isolado se as montadoras apostarem só no híbrido flex e não nos carros elétricos a bateria. Para além disso, para que o híbrido flex contribua para a redução das emissões de CO2 é preciso que os motoristas abasteçam com etanol, coisa que 70% não fazem.
Fonte: Terra