01/02/2024 11:43
O número de empregados com carteira de trabalho no mercado brasileiro aumentou em 5,8% em 2023, ante o ano anterior, e chegou a 37,7 milhões de pessoas – contingente recorde, o mais alto da série iniciada em 2012. Um dos aspectos que contribuíram para tal quadro, segundo a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Adriana Beringuy, foi boa performance em setores com perfil mais de trabalho formal – como indústria.
A técnica, ao comentar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do trimestre finalizado em dezembro de 2023, anunciada nesta quarta-feira (31) pelo IBGE, comentou que, de maneira geral, a população ocupada cresce por meio de abertura de vagas em diversas atividades econômicas. “Mas a indústria puxa mais [emprego] pela carteira de trabalho]”, notou a técnica, a destacar que esse campo é mais formalizado, em comparação com outros na economia.
Ela comentou que a construção no quarto trimestre de 2023 também ajudou a movimentar vagas formais no mercado de trabalho. “Mas esse setor também tem mais informalidade. A indústria adiciona mais carteira [trabalhadores formais]”, notou.
Fonte: Valor Economico