13/11/2023 08:49
Os governadores dos estados da região amazônica assinaram, nesta sexta-feira (10), uma declaração em apoio à Frente Parlamentar em defesa da Pavimentação da BR-319. A assinatura ocorreu durante o 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal.
Subscreveram o documento os governadores Wilson Lima (Amazonas), Marcos Rocha (Rondônia), Antônio Denarium (Roraima), Gladson Cameli (Acre), Helder Barbalho (Pará), Clécio Vieira (Amapá), Wanderley Barbosa (Tocantins) e Carlos Brandão Júnior (Maranhão).
“Essa é uma pauta interestados. E Roraima, assim como os demais estados da Amazônia, também apoia incondicionalmente o movimento pela BR-319, unindo esforços com a classe política e a população desses estados, pois entendemos que essa é uma alternativa logística fundamental para o desenvolvimento da nossa região, que finalmente terá uma ligação terrestre com o restante do Brasil. Isso irá diminuir o custo do transporte de cargas e passageiros, tornando os mercados no Norte mais competitivos e abrindo novos mercados para o que produzimos. Não há como se falar em desenvolvimento da Amazônia sem a BR-319”, disse o governador de Roraima, Antônio Denarium.
A carta diz que a recuperação da rodovia federal é estratégica para a região. Ela ainda ressalta que a sua concretização impulsionará o desenvolvimento social e econômico da Amazônia, contribuindo com a integração ao resto do país.
O documento também relata que a estrada está em péssimas condições, o que impossibilita o transporte de pessoas e de mercadorias, além de representar um risco para a segurança de quem nela trafega.
Além disso, é enfatizado que a recuperação da BR-319 é fundamental para a logística da região Norte, permitindo o escoamento terrestre da produção agrícola, mineral e florestal da Amazônia.
“A necessidade da realização dessa importante obra ficou evidenciada durante pandemia do Covid-19 e agora, neste ano, diante da intensa seca que atingiu a região, quando ficamos, mais uma vez, isolados do ‘Brasil’”, aponta trecho do documento.
Na quinta-feira (9), durante uma reunião organizada pela Associação PanAmazônia e o governo de Roraima com os empresários do Amazonas já haviam apontado a criação do documento e da frente parlamentar.
Fonte: Simmmem