11/12/2023 09:37
Manaus (AM) – As mudanças climáticas e consequências aumentaram a discussão sobre o papel das empresas na redução de impactos ao meio ambiente. Em paralelo às ações sustentáveis, a regulamentação do Mercado Brasileiro de Carbono, que tramita no Congresso Nacional, faz muitas lideranças buscarem entender como diminuir suas emissões de gases de efeito estufa para ficarem em dia com a lei e evitar sanções.
Considerando a necessidade de adequação e os desafios que envolvem a criação do Sistema Brasileiro de Comércio e Emissões, a multinacional MJV Technology & Innovation realizará o primeiro ESG Experience edição Manaus. O evento ocorrerá no dia 13 de dezembro, entre às 8h30 e 12h, com diversos especialistas que vão compartilhar experiências e oportunidades, promovendo uma imersão no mercado de carbono. Para participar, gestores de todo o Brasil podem se inscrever pelo site. As vagas são limitadas.
“O ESG Experience se convenciona como uma excelente oportunidade para que as empresas conheçam a recente legislação a respeito do Mercado Brasileiro de Carbono, e possam interagir com o secretário de estado de meio ambiente do Amazonas a respeito do tema”,
explicou Euler de Souza, atual presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese), cônsul da Coreia no Amazonas e palestrante do evento.
A edição manauara do ESG Experience vai debater soluções ambientais, demonstrar os benefícios de liderar esse mercado em expansão, além de apresentar o projeto “Jornada Carbono Zero“, que indica o caminho para que empresas de diferentes portes e setores possam medir, compensar e neutralizar suas emissões de GEE.
Lideranças políticas e empresariais
O evento terá como palestrantes o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Costa Taveira, o cônsul honorário da República da Coreia no Amazonas, Euler de Souza, e o especialista em circularidade da MJV, Bruno Temer. Esta edição também será marcada por sua organização feminina, que tem como facilitadoras Isabel Leite, diretora de sustentabilidade da MJV, e as consultoras de sustentabilidade e inovação Julia Landau, Karla Pereira e Sabrina Araújo.
Os participantes também terão acesso a um workshop com espaço de troca entre as organizações que atuam na Zona Franca de Manaus (ZFM) e poderão se inspirar no plano estratégico da Coreia.
“Tendo o quinto maior sistema de manufatura do mundo, a Coreia vem trabalhando a Estratégia de Neutralidade de Carbono 2050 com mais de 20 ministérios mobilizados pelo governo, que visam neutralizar as emissões de GEE para alcançar o objetivo. Alguns dos elementos-chave da Estratégia são: uso de energia limpa e hidrogênio verde em todos os segmentos; melhoria da eficiência energética; remoção de carbono comercial; ampliação da economia circular e sustentabilidade industrial e incentivo a atividades que captam o carbono presente na atmosfera. Vou apresentar esses dados como um exemplo factível, assim como as possibilidades que envolvem a Jornada Carbono Zero”,
concluiu Euler de Souza.
Sobre a MJV
Com mais de 25 anos de experiência e atuação em projetos de sustentabilidade, promovendo a mudança em grandes empresas, a MJV Technology e Innovation é uma consultoria global que ajuda a impulsionar negócios, fomentar a inovação e solucionar desafios das maiores organizações do mundo.
Fonte: Em Tempo