CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Clipping

Entenda como os Programas Prioritários (PPs) do CAPDA fortalecem o ambiente educacional

  1. Principal
  2. Clipping

11/07/2023 14:31

PPs atuam na ampliação da capacitação profissional e consequentemente na produtividade e competitividade das empresas

Os Programas Prioritários (PPs) são projetos voltados ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação considerados pelo CAPDA (Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia) como de grande relevância para o desenvolvimento regional. Considerando o ambiente educacional, os PPs capacitam e qualificam profissionais para operarem em suas diferentes áreas de atuação.

A partir da Resolução nº 2, de 31.03.2020, regras e procedimentos para a utilização de recursos da Lei de Informática em programas prioritários foram estabelecidos, facilitando a criação de cinco Programas Prioritários, cada um deles administrado por uma instituição Coordenadora. “Um desses programas, denominado Programa Prioritário para a Formação de Recursos Humanos (PPFRH), cuida da capacitação e formação de recursos humanos, maior gargalo encontrado pelas empresas para participar do processo denominado Indústria 4.0 – que trata da inserção da tecnologia digital nos processos produtivos –, e sua coordenação encontra-se, por ora, em transição”, explica Niomar Pimenta, engenheiro da Escola Tecnológica Desembargador Paulo Feitoza da FPFtech (etech).

Em virtude da relevante necessidade de profissionais qualificados para atuar no ambiente produtivo das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), em especial no chão de fábrica, outros Programas Prioritários como, por exemplo, o PPI4.0 - Indústria 4.0 e Modernização Industrial, coordenado pelo Instituto CITS, e o PPEI - Fomento ao Empreendedorismo Inovador, coordenado pelo Instituto Softex, estão atuando no sentido de promover atividades educacionais com recursos aportados pelas empresas que possuem obrigações de investimento, no âmbito da Lei de Informática.

Dessa forma, de acordo com Niomar, cursos de qualificação profissional, profissionalizantes técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu, são ministrados por instituições regulares de ensino estabelecidas na região, desde que credenciadas pelo CAPDA, e abrigados pelos Programas Prioritários. “A FPFtech participa desse processo, ministrando por meio de sua Escola Tecnológica Desembargador Paulo Feitoza (etech), o Programa de Qualificação Profissional para o Novo Ciclo da Produção Industrial e cursos profissionalizantes técnicos de nível médio, nas áreas de Automação Industrial e Desenvolvimento de Software”, destaca o profissional.

A FPFtech, inaugurada em fevereiro de 1998, tem como uma de suas missões realizar educação tecnológica, transferindo para a sociedade o conhecimento acumulado em 24 anos de atividades junto às empresas do Polo Industrial. Localizada na mesma área do centro de tecnologia e inovação de sua mantenedora, a FPFtech, no Distrito Industrial, a etech é uma escola diferenciada, onde o aluno pode vivenciar as atividades oferecidas pela área de desenvolvimento tecnológico da FPFtech, sendo motivado e inspirado com o ambiente profissional.

FOTOS: Divulgação FPFtech

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House