13/12/2023 10:12
Márcio Siqueira
Com o objetivo de criar um projeto que alie infraestrutura e sustentabilidade, o Ministério dos Transportes realizou nesta segunda-feira (11), em Manaus, a segunda reunião do grupo de trabalho que busca soluções para a recuperação da BR-319.
A rodovia federal é a única ligação rodoviária entre as capitais do Amazonas, Manaus, e de Rondônia, Porto Velho, interligando 22 municípios da Amazônia.
A iniciativa reuniu acadêmicos, representantes do setor produtivo, sociedade civil, parlamentares e autoridades locais, que pode contribuir com propostas e sugestões para o projeto, que visa analisar a pavimentação do trecho mais crítico da rodovia, abrangendo cerca de 500 quilômetros.
“É importante ouvir todos os envolvidos para que a gente chegue a uma solução. Não se trata somente de um projeto de engenharia, mas de uma gestão atenta à questão ambiental”, ressaltou o secretário-executivo da pasta, George Santoro.
André Marsílio, presidente da Associação Amigos da BR-319, destacou a urgência da recuperação da rodovia que tem aproximadamente 300 mil moradores das cidades cortadas aguardando há anos por essa revitalização.
“A gente acredita que esse grupo de trabalho criado pelo Ministério dos Transportes vai contribuir para acelerar o processo de revitalização da estrada”, afirmou André Marsílio
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em 10 anos foram gastos cerca de R$110 milhões em estudos ambientais para a recuperação da BR-319.
Para reverter o quadro de abandono, o DNIT aplicou mais de R$ 40 milhões em obras emergenciais ao longo deste ano, buscando manter a viabilidade da rodovia.
Entidades como o Centro da Indústria do Estado do Amazonas, OAB/AM, Exército Brasileiro, Funai/AM, PRF, Governo do Estado do Amazonas, e bancada federal e estadual do AM estiveram presentes na reunião.
Na ocasião, o Ministério dos Transportes convidou a sociedade a contribuir com novas propostas e sugestões para a recuperação sustentável da BR-319, por meio do e-mail gtbr319am@transportes܂gov܂br.
Ao final dos trabalhos, o grupo consolidará uma nota técnica, que servirá como documento de referência, delineando encaminhamentos, metas, sugestões de responsabilidades e governança, prazos, custos e tecnologias a serem adotadas no projeto da BR-319/AM/RO.
Fonte: Real Time