13/06/2024 09:57
Ainda consternados com a morte do empresário Affonso Brandão Hennel, presidente do Conselho de Administração da TCL Semp, ocorrido na última segunda-feira (10), a empresa, familiares e entidades da indústria do Amazonas, como Fieam, Cieam e Eletros se manifestaram sobre o falecimento de Hennel.
Desse modo, nessas manifestações públicas de pesar, o legado pessoal e profissional de Afonso Hennel, que ele deixou na economia e indústria do Estado do Amazonas, foi bastante exaltado.
De acordo com a nota emitida pela TCL Semp, os objetivos do empresário eram os de se dedicar à família, ao trabalho e ao contínuo conhecimento, gerando valor e oportunidades para as mais diversas gerações.
Assim, expoente no mercado empresarial brasileiro, esteve à frente da Semp, empresa nacional fundada em 1942 pelo seu pai, Afonso Hennel.
Sobretudo, o falecido estava em franca atividade, com quase 95 anos, e atuava como presidente do Conselho de Administração da joint-venture TCL Semp, união entre a Semp e a multinacional chinesa TCL.
Nesse sentido, o ineditismo acompanha a trajetória da Semp Affonso Hennel esteve à frente de conquistas importantes do setor, entre elas, a participação da criação da Zona Franca de Manaus.
Segundo a direção da empresa que administrava e familiares, através de sua liderança, a Semp, com mais de 80 anos de história e que soube se reinventar com o tempo, revolucionou o segmento de eletroeletrônicos no país, desde à fabricação do primeiro rádio e o primeiro televisor preto e branco e colorido no Brasil.
Defensor da ZFM
Por sua vez, o presidente da Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), José Jorge do Nascimento Júnior, lembra que Affonso Hennel foi um dos primeiros investidores a apostar na Zona Franca de Manaus e sempre foi um grande defensor do modelo.
O Dr. Affonso, como era conhecido, foi um homem à frente do seu tempo. Seu espírito empreendedor e sua dedicação incansável não apenas impulsionaram o crescimento da Semp, transformando-a em uma das maiores empresas de eletroeletrônicos do Brasil, disse Jorge Júnior.
E prosseguiu:
Como também, essas qualidades, foram fundamentais para a fundação da Eletros, a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos. Seu papel na união e fortalecimento dos fabricantes de produtos eletroeletrônicos no país foi essencial para o progresso e a inovação do setor, finalizou José Jorge do Nascimento Júnior.
Integridade
Segundo o presidente da Eletros, Affonso Hennel será eternamente lembrado por sua integridade, seu espírito inovador e sua inabalável determinação em construir um Brasil mais forte e moderno.
Affonso Brandão Hennel deixa esposa, filhos, netos, bisnetos e incontáveis admiradores do seu legado.
Fonte: BNC Amazonas