15/03/2024 09:15
Por Gerson Severo Dantas
O programa ‘Coca Cola dá um gás no seu negócio: Mulheres‘, da multinacional de refrigerantes, está com inscrições abertas para selecionar novas empreendedoras no Amazonas. No total, o programa oferece 10 mil vagas em cinco Estados e no Distrito Federal.
Além do Amazonas, o programa alcança os estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e a Organização Não-Governamental (ONG) Aliança Empreendedora, o programa da Coca Cola já capacitou sete mil mulheres apoiando e inspirando empreendedoras com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização no varejo alimentício.
A ação faz parte da plataforma Coca-Cola Dá Um Gás No Seu Negócio que já alcançou sete milhões de pessoas com seus conteúdos sobre gestão de negócios.
“Essas empreendedoras passarão por uma capacitação que combina aulas teóricas e práticas sobre estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento, aspectos comportamentais, além de uma análise individual e avaliação do negócio. Após a primeira etapa, 100 empreendedoras ganharão acompanhamento continuado, por seis meses, onde seus negócios terão potencial inserção na cadeia de valor da Coca-Cola, por meio de ações estruturadas, que compreendem fases de diagnóstico e plano de ação”, explica Renato Perlingeiro Salles Junior, Coordenador da Estratégia de Conexões Corporativas do Sebrae Nacional.
Busca por equidade de gênero na Coca-Cola
Iniciativas como o “Coca-Cola Dá um Gás” reforçam o compromisso da Coca-Cola Brasil pela equidade de gênero, dentro e fora da empresa. Isso porque investir em mulheres, e na diversidade de forma geral, estimula o crescimento econômico e sustentável e contribui para construir uma sociedade mais justa, num lugar melhor para vivermos e atuarmos. Atualmente, as mulheres em cargos de liderança na Coca-Cola América Latina correspondem a 58%.
A liderança feminina e o empoderamento de outras mulheres são os objetivos também da líder de diversidade da empresa no Brasil e Cone Sul, Rita Oliveira.
“Alcançar a verdadeira diversidade e inclusão é uma prioridade global. Como companhia, temos a consciência do longo caminho a percorrer, mas estamos empenhados nesta agenda. Alavancar o protagonismo feminino faz parte de uma nova forma de fazer negócios e ajuda a amplificar o olhar sistêmico, valorizando a diversidade. Reconhecemos nossa responsabilidade de seguir multiplicando este impacto e trazendo mais parceiros nesta jornada, alinhados ao nosso propósito de fazer a diferença nas comunidades onde atuamos”, afirma Rita.
Desde 2011, a Coca-Cola Brasil é parceira da ONU Mulheres, quando assumiu os sete compromissos pela igualdade de gênero que inspirou as diversas políticas afirmativas, desde imersão com especialistas à implementação de processos seletivos com equilíbrio de gênero (50% candidatos homens, 50% mulheres), em 2012. Dentre as ações estão programas para recrutar, desenvolver e reter talentos femininos.
*Com informações da assessoria