20/03/2024 10:50
Ideia é aumentar exportações de alimentos e bebidas produzidas na região Norte do país além de promover iniciativas em sustentabilidade.
Por: Marcio Siqueira
Com o objetivo de atrair mais investidores estrangeiros para a Amazônia, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) promoverão dois eventos em Manaus.
O primeiro deles será o LAC Flavors, evento dos setores de alimentos e bebidas, que terá uma edição em Manaus pela primeira vez, nos dias 5 e 6 de junho.
“Quando você leva o comprador até lá, ele conhece a história e ele compra a história daquele produto, daquela comunidade. Vale para o pirarucu, para a castanha, para frutas, para tudo”, disse Jorge Viana, presidente da Apex.
Na segunda semana de junho, está programado o segundo evento: uma semana dedicada à sustentabilidade, com foco em discutir investimentos em questões como mudanças climáticas e energia.
O banco também aprovou uma nova estratégia, que inclui dobrar o investimento em startups que promovem ações de desenvolvimento social e de combate às mudanças climáticas. Serão 400 milhões de dólares para startups da América Latina que:
- tenham iniciativas que ajudem no desenvolvimento dos países;
- possam gerar mais produtividade e gerar mais alimentos para o Brasil;
- buscam soluções para conter a crise climática, como tecnologias para reduzir as emissões de CO2;
- ampliam o acesso a água tratada e saneamento.
Jorge Viana (esq.), presidente da Apex, ao lado de Ilan Goldfajn, presidente do BID, e do senador Fernando Farias, na sede do BID, em Washington (Foto: Divulgação)
Fonte: Real Time 1