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Armadores e governo versus a seca

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02/04/2024 09:30

Augusto Cesar Barreto Rocha

Doutor em engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ), professor da UFAM (Universidade Federal do Amazonas), coordenador da Comissão CIEAM de Logística, diretor adjunto da FIEAM, onde é responsável pelas Coordenadorias de Infraestrutura, Transporte e Logística

Para que Manaus tenha uma hidrovia operacional durante todo o ano, é fundamental que os armadores e o governo colaborem. Existe uma grande oportunidade para parcerias público-privadas focadas em pesquisas para entender como garantir uma profundidade de 14 metros para o tráfego seguro de embarcações de grande porte com contêineres. Caso contrário, os custos logísticos da cidade podem aumentar e a demanda por esse método de transporte pode diminuir devido à falta de disponibilidade ao longo do ano.

Para evitar a repetição dos prejuízos do ano passado, é necessário adotar medidas diferentes das anteriores. O ano de 2024 está sendo novamente registrado como um dos mais quentes da história, segundo o programa Copernicus da União Europeia. Estudos indicam que o aquecimento global, e não o El Niño, é o principal responsável pela seca, tornando crucial a formação de parcerias para entender e mitigar a diminuição dos níveis dos rios, especialmente na hidrovia do Amazonas e seus afluentes.

No ano passado, a dragagem não resolveu o problema dos navios maiores, resultando em altos custos para a cidade de Manaus. A confiança na hidrovia só será recuperada com a implementação de ações eficazes para garantir sua confiabilidade, corrigindo as deficiências nos sistemas de transporte. A união de esforços é essencial para encontrar soluções mais rapidamente, pois repetir abordagens passadas sem sucesso não parece ser a melhor opção.

Além da dragagem, outras possibilidades, como transbordos mais eficientes ou uso de balsas, exigem um planejamento prévio e ações empreendedoras de todos os envolvidos. Setembro ou outubro serão momentos cruciais para a execução desses planos ou para evitar prejuízos futuros.

Publicado no Espaço da Indústria - Jornal Acrítica 02/04/2024

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