08/08/2024 14:28
A Comissão CIEAM de Comércio Exterior reuniu-se ontem (07.08), no auditório Celso Piacentini, na sede da Cieam, com a Superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (MAPA), Dionísia Campos, para tratar de assuntos convergentes entre ambos como: questões alfandegárias e liberação de mercadorias que passam pela fiscalização nos 7 postos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no Amazonas. O encontro aconteceu por meio da reunião extraordinária da Comissão de Comércio Exterior do CIEAM.
Na avaliação do Presidente-Executivo do Cieam, Lúcio Flávio Moraes de Oliveira, a reunião foi extremamente positiva pois com a força-tarefa estabelecida pelo MAPA Amazonas, o fluxo de liberação de carga pelo Ministério está se restabelecendo. “Vamos avançando o diálogo para viabilizar a resolução dos problemas de infraestrutura logística e algumas dificuldades que existe de ações e processos administrativos que precisam ser vencidos junto com o MAPA, mas estamos otimistas com o processo”, destacou o presidente.
De acordo com o Coordenador da Comissão de Comércio Exterior da Cieam, Celiomar Gomes, a reunião cumpriu seu papel de conciliar partes em busca de soluções para a área alfandegária na liberação de mercadorias que precisam atender demandas das indústrias amazonenses. Atualmente, o Estado do Amazonas possui um fluxo de 70 mil contêineres de cargas diversas. “Só o fato de estar aqui conosco toda equipe do MAPA, na pessoa da superintendente Dionísia, e de sua força-tarefa, que está trabalhando para liberação de cargas e que esta força-tarefa vai continuar já é uma notícia positiva. Acredito que isso irá se resolver, em tempo, os nossos problemas da Zona Franca de Manaus”, destacou o coordenador.
Atualmente os postos de fiscalização trabalham em regime de força tarefa para atender o atraso nas liberações de cargas recebidas nos portos amazonenses. Dionísia Campos, Superintendente MAPA Amazonas, avaliou como um “encontro produtivo”. “Estaremos sempre à disposição do Cieam para trazer esclarecimentos. Hoje em virtude de uma antecipação de cargas, tanto para importação quanto para exportação, se antecipando em virtude da estiagem, estamos trabalhando em alguns terminais com algum tipo de sobrecarga. Então optamos em trabalhar no regime de força-tarefa que irá continuar o tempo que for necessário para que consigamos dar vazão e celeridade a vazão de cargas, tudo dentro da legalidade que o serviço precisa ter”, destacou a superintendente.
Participaram também da reunião os auditores fiscais federais agropecuários do Vigiagro, Marco Antônio Franco e Jacaúna de Andrade que fazem parte da força-tarefa do MAPA no Amazonas.
Foram tratados entre outros assuntos questões como o concurso público para novos fiscais do MAPA, questões ligadas a normas administrativas e internacionais, como: rechaço, madeiras de paletes que transportam cargas e o controles de pragas que podem adentrar o nosso país e prejudicar o meio ambiente local, temas que as vezes, provocam atrasos na liberação das cargas.
Fonte: Assessoria de Comunicação CIEAM
Texto: Cunhãs Comunicação
(92) 99983-6147 / 99242-8724
Fotos: Marcelo Freire