CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Portal conecta atores da indústria 4.0

  1. Principal
  2. Notícias

05/07/2018

Notícia publicada pelo Jornal do Commercio

Com foco na estruturação do país para a quarta revolução industrial, que já é realidade em vários países, o governo lançou, ontem (4), na sede da ICC-Brasil (Câmara de Comércio Internacional Internacional do Brasil), em São Paulo, o Hub da Indústria 4.0 (www.hubi40.com.br), um portal que conecta diversos agentes para a promoção de conhecimento, capacitação tecnológica e geração de negócios no setor industrial. Idealizada pelo INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico), a plataforma está alinhada com a agenda para promoção da indústria 4.0 no Brasil, lançada pelo Mdic (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) em março, durante edição para América Latina do Fórum Econômico Mundial.

O portal irá atuar como o conector de diversos públicos e áreas de conhecimento, criando comunidades e promovendo o relacionamento de atores públicos e privados do ecossistema 4.0, que não se conheceriam facilmente de forma off-line destacou o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima.

“Estamos promovendo o encontro entre as necessidades da indústria e a rede de provedores de soluções de mercado, por exemplo, para acelerar o processo de estruturação de todo o parque industrial brasileiro para o próximo patamar tecnológico”, destacou.

Um dos objetivos do portal é ser um catalisador de conhecimento sobre tecnologias digitais emergentes e estratégicas para a modernização da indústria brasileira, como internet das coisas, impressão 3D, computação em nuvem, Big Data e inteligência artificial. Seu projeto está sendo desenvolvido de forma incremental, seguindo os princípios da quarta revolução industrial.

A primeira fase está focada na criação de autoridade no assunto, através da produção de conteúdo, treinamentos e eventos. Nos próximos estágios serão conectadas às oportunidades através de consultorias especializadas e marketplaces de soluções tecnológicas e de financiabilidade.

“Mais do que tornar-se a principal fonte de informação sobre tecnologia para a indústria, o Hub i4.0 permitirá mapear e entender o comportamento e os atores ligados à indústria e promover conexões para facilitar a transição para a indústria 4.0. É dessa compreensão de necessidades reais, da capacidade de direcionamento para criação de outros formatos de conteúdo e da aproximação com os fornecedores de soluções tecnológicas e de financiabilidade.

“Mais do que tornar-se a principal fonte de informação sobre tecnologia para a indústria 4.0. É dessa compreensão de necessidades reais, da capacidade de direcionamento para criação de outros formatos de conteúdo e da aproximação com fornecedores de soluções tecnológicas e financiadores que o Hub i4.0 construirá a sua autoridade”, explica Rafael Moreira, secretário de Inovação e Novos Negócios do Mdic.

O lançamento do portal também contou com a presença de representantes da ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e do INDT, além de CEOs e diretores das empresas membro da Aliança Brasil 4.0, um compromisso público lançado neste ano pela democratização dessas tecnologias no país.

Entre as iniciativas relacionadas ao Hub i4.0 está uma revista impressa e a presença contínua em todos os principais eventos do setor industrial, disse o presidente do INDT, Geraldo Feitoza. “Para que a estruturação brasileira da indústria 4.0 aconteça de forma consistente e estruturada, é necessário alcançar diversos públicos, como pesquisadores, professores de universidades, profissionais de institutos de ciência e tecnologia e de outras entidades que desenvolvem projetos ou que recebem demandas nesta área. Esse é o ponto central do Hub i4.0”, finalizou.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House