CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Unidade de pesquisa certificará produtos da região com Selo Amazônico

  1. Principal
  2. Notícias

25/06/2018

Notícia publicada pelo Em Tempo Online

Equipada com laboratórios de alta tecnologia da engenheira genética, a primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP) da América Latina foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (22), pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Marcos Jorge de Lima e presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo. O lançamento ocorreu no Juruá Estaleiros e Navegação, localizado na Estrada do Brito, Km1, Cacau Pirêra, Iranduba, no Amazonas.

Uma das ações da unidade será a viabilização do "Selo Amazônico", que certificará pequenos produtores do Amazonas, segundo o presidente do Inmetro. "Isso tudo vai tornar o produto do pequeno produtor mais competitivo junto ao mercado nacional e internacional. Por exemplo, nos EUA, você vê quiosques que dizem ter produtos amazônicos, mas quando você pergunta se há açaí ou farinha de Uarini, eles não têm", lembra

Ainda segundo o presidente, será possível qualificar os produtos da região por meio da tecnologia avançada. "O 'Selo Amazônico' trará aos produtos mais preço no mercado. Aconteceu quando certificamos a cachaça, acabamos alcançando um grande mercado e com um preço maior", comenta.

Para o ministro da Indústria, Marcos Jorge, os benefícios da UBFFP será para todos, desde os produtores do Amazonas, até os consumidores do mundo todo.

"Quando investimos em pesquisa para o desenvolvimento de produtos de qualidade, consequentemente, agregamos valor aos produtos já existentes na região. Um exemplo claro disso é o açaí e o pescado. Toda a cadeia desses produtos é impactada de forma positiva", disse.

Lima ainda comparou a unidade de pesquisa fluvial com o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

"Podemos dizer que essa unidade será um CBA 'na água', que vai poder realizar experimentos de pesquisas por onde estiver navegando", disse, lembrando que o Centro de Biotecnologia participa de um processo para adquirir personalidade jurídica.

Pesquisas

A unidade de pesquisa vai realizar análises de alimentos e bebidas, insumos amazônicos, qualidade da água da bacia amazônica, solos, minerais, identificação de espécies da fauna e flora amazônica, além da qualidade genética e sanitária dos peixes que são comercializados no interior.

"A identificação do agente transmissor da doenças de chagas encontrado no açaí também será mais facilmente encontrado nos produtos", comenta o ministro.

Equipamento

A embarcação é equipada com laboratórios de preparo de amostras, Pré-PCR (Identificação de DNA e RNA) e Pós-PCR (Codificação de DNA e RNA). Ele tem capacidade para realizar análises de 250 amostras por mês, através da engenharia genética, com equipamentos de alta tecnologia. Ela será referência por ser a primeira a desenvolver pesquisa científica básica e aplicada por meio fluvial, na América Latina.

O Inmetro do Amazonas conta também com um laboratório base para complementar as pesquisas com equipamentos modernos, como sequenciador genético de grande espectro, único na região Norte.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House