CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Adeus a José Azevedo

  1. Principal
  2. Notícias

25/06/2018

Notícia publicada pelo jornal Acrítica

O fundador e presidente do grupo TV lar, empresário José dos Santos da Silva Azevedo, morreu na tarde de sábado (23), aos 84 anos, em São Paulo, vítima de uma embolia pulmonar.

Português naturalizado, Azevedo estava à frente da direção do grupo há 54 anos.

José Azevedo também presidiu a Associação Comercial do Amazonas e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, contribuindo para o fortalecimento do setor comercial. O sepultamento está marcado para as 10h de hoje, no cemitério São João Batista.

O corpo do empresário chegou na manhã de ontem (24) à capital amazonense. O velório aconteceu na sede do Luso Sporting Club, localizado na rua Monsenhor Coutinho, Centro, e foi aberto ao público.

De acordo com familiares, José Azevedo estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele passou por procedimentos médicos para colocação de um marcapasso, a cirurgia foi um sucesso, mas após 19 dias ele teve complicações e não resistiu.

O filho do empresário, Antonio Azevedo falou sobre o legado do pai. "Meu pai foi minha inspiração, ele nos deixou uma herança que transcende o material, deixou um exemplo de esposo, pai, empresário, e cidadão através do trabalho, dedicação e determinação, que Deus o receba no seu reino por seu bom trabalho cumprido”, declarou.

TRAJETÓRIA

Português de nascimento e amazonense de coração, José Azevedo chegou a Manaus com sua mãe no dia 3 de novembro de 1934, quando tinha apenas um ano e três meses.

Começou a trabalhar no dia 2 de janeiro de 1950 como aprendiz de radiotécnico na firma Antônio de Lima Henriques e Companhia, que ficava na rua Marechal Deodoro. Lá adquiriu experiência em eletrônica. “Meus estudos eram todos por correspondência. Depois, quando a firma fechou, eu optei por receber minha indenização em equipamentos ao invés de dinheiro e com eles, montei minha própria oficina. Nunca mais eu fui empregado de alguém”, lembrava o empresário na última entrevista concedida ao jornal Acrítica, em 2015.

Azevedo será sempre lembrado por seu espírito empreendedor. A primeira empresa foi uma oficina de eletrônica, apenas uma “portinha” na avenida Rui Barbosa. Trabalhou e economizou pensando em crescer quando a oportunidade chegasse. Chegou na década de 1960, junto com a Zona Franca de Manaus, quando Azevedo criou a loja que se tornaria o Grupo TV Lar.

Mas o grande negócio não era a venda de televisores, mas de fios e antenas, além do suporte técnico imprescindível que nenhum outro varejista oferecia.

O sucesso foi imediato. Em poucos anos, a pequena loja já havia se tornado em um dos mais sólidos grupos empresariais do norte do País, graças à visão extraordinária de José Azevedo.

Em plena atividade aos 84 anos

Aos 84 anos, José Azevedo se mantinha em plena atividade com presidente do Grupo TVLar. O empresário tinha como lema a frase "quem não vive para servir, não serve para viver". Foi um forte nome no comércio amazonense, com varejo de televisores e aparelhos eletrônicos.

Ultimamente, vinha comandando o processo de expansão do Grupo em municípios do interior e de Estados vizinhos, com inauguração de novas lojas. Exatamente hoje seria inaugurada uma nova loja na cidade de Tabatinga.

Atualmente o Grupo possui 44 lojas no Amazonas, sendo 28 na capital e nove no interior

(Manacapuru, Presidente Figueiredo, Coari, Parintins, Iranduba, Rio Preto da Eva, Tefé, Maués e Itacoatiara) e sete em Roraima.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House