CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Preparando para o futuro

  1. Principal
  2. Notícias

12/06/2018

Por Antonio Silva

Presidente da Fieam

Uma das pautas estratégicas do Sistema Indústria para o setor produtivo e o próprio País é investir em educação de qualidade, na certeza de que não há alternativa para o Brasil tornar-se verdadeira potência econômica baseada na inovação e no conhecimento, sem a base necessária, que garante a produtividade, a competitividade e, como consequência, a busca pela liderança em setores estratégicos, como a indústria.

Nesse aspecto, as entidades do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) têm garantido a qualificação de pessoal para preparar desde os filhos dos trabalhadores, até a

qualificação do mesmo, de forma a atender às demandas do setor industrial, dentro de cada especificidade e região, da creche aos cursos específicos para os profissionais.

O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) funcionam de forma integrada e oferecem educação básica e profissional, tecnologia e inovação e saúde e segurança para trabalhadores na capital e nos municípios de Iranduba, Itacoatiara e Parintins e, com o SENAI em Coari.

SESI e SENAI dispõem de 24 unidades operacionais fixas e móveis em todo oAmazonas.No caso específico da região, temos os navios-escola SENAI Samaúma I e II que, juntos, já formaram mais de 58 mil pessoas em cursos profissionalizantes, em todo o Norte do País.

Municípios amazonenses são os maiores beneficiários dos Samaúmas, seguidos pelos municípios do Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima.Além da educação profissional de excelência, o SENAI promove serviços em tecnologia e inovação para as indústrias, e o SESI estimula o aluno a buscar soluções inovadoras, com a adoção da robótica educacional.

De 2015 a 2017, o SENAI efetuou mais de 100 mil matrículas em capacitação e formação profissional, e o SESI mais de 43 mil em Educação Básica, mais Educação Básica e Educação Profissional (EBEP), Educação de Jovens e Adultos e Educação Continuada no Amazonas.

No ano passado, 89,2% de alunos do SENAI Amazonas, submetidos ao Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), atingiram níveis Adequado e Avançado na escala de avaliação ­ em 2016 foram 83.3% -, o que garantiu ao nosso Regional o 3º lugar em desempenho educacional.

Em 2017, também fomos, pelo SENAI, o campeão nacional no ensino de Automação Industrial e Mecatrônica, conforme o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica.

Maior parte das receitas do SENAI é destinada à oferta de vagas gratuitas. Mais de 60% da receita líquida da contribuição compulsória são destinados a despesas com esses

cursos. O mesmo ocorre com mais de 17% da receita líquida da contribuição compulsória destinada ao SESI. As instituições informam mensalmente ao Ministério da Educação o cumprimento da gratuidade.

E é com esse sentimento, da necessidade da continuação de todas as nossas ações, que

o SESI e o SENAI levantam a bandeira da qualificação e assistência ao trabalhador e sua família.

Que venha o futuro. Que venham mais jovens formados pelo SENAI. Que venham mais ações do SESI impactando diretamente na vida do trabalhador.


Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House