CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Amazonas ganhará índice inflacionário próprio

  1. Principal
  2. Notícias

06/06/2018

Notícia publicada pelo Em Tempo Online

O mercado de consumo geral amazonense vai contar em um futuro próximo com o próprio cálculo de inflação de acordo com a realidade local. O projeto que prevê a versão regional do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi anunciado pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Roberto Olinto em visita à Manaus na terça-feira (5).

O encontro aconteceu na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com a presença do titular da entidade Appio Tolentino. O objetivo do IBGE é desenvolver um projeto para elaboração de preços específicos dos produtos no Amazonas, a partir de uma parceria com o Governo do Estado com a utilização de dados contidos na base da Secretaria de Fazenda, mais precisamente do banco de informações de programa da Nota Fiscal Eletrônica (NFE).

O projeto piloto deve suprir a falta de material humano, com a disponibilidade de dados por parte dos órgãos administrativos. “O IBGE tem participação fundamental na cidadania e democracia, então temos que cada vez mais oferecer informação útil ao público, quanto mais geoinformação melhor para todos. Hoje em momento de dificuldades orçamentarias, a parceria com os órgãos é a solução. Os 20 anos de parceria com a Suframa já nos permite começar aqui essa experiência”, contou Roberto Olinto.

O encontro na sede da Suframa, de acordo com o presidente foi bem mais para discutir metodologia do que até mesmo divulgar de dados. “Com essas reuniões procuramos aprimorar as coletas de dados dos estados da região norte, na área de contas regionais e do Produto Interno Bruto dos municípios. Hoje é o início de um trabalho da metodologia das contas, para em seguida apresentar propostas, e mostrar a saúde financeira de cada estado, tudo a partir de informações a partir da Nota Fiscal Eletrônica por exemplo”, completou Olinto.

O INPC regional já foi testado em outros dois estados, como em Rio Branco no Acre. De acordo com o economista e supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Inaldo Seixas, explicou que o cálculo vai ajudar a formatar a inflação dos Estados do Norte que atualmente não existe.

“Esse cálculo serve para ajudar toda sociedade, como estudiosos consumidores, para quem define preços, para governos, empresas. Todo mundo precisa da inflação que é um indicador fundamental”, comentou o especialista.

Parceria IBGE Suframa A parceria entre IBGE e Suframa na troca de informações completa 20 anos, com a missão de conferir a construção das contas regionais e PIB dos municípios da Amazônia ocidental e Amapá. O superintendente da Suframa, Appio Tolentino, disse que foi a autarquia quem apresentou a nova proposta de metodologia ao IBGE para que fosse feita a aplicação dos dados de documento fiscais eletrônicos e de registros administrativos em pesquisas e procedimentos.

“A quantidade de dados que tem nesses documentos é grande e reduz o custo do procedimento de pesquisas e dão maior credibilidade aos dados. Essa nova metodologia já tem um projeto piloto sendo tocado pelo Governo do Amapá com participação do IBGE e da Suframa para aplicação dos dados da nota fiscal nos dados de algumas variações econômicas que será fundamental para otimização dos recursos e avanços das pesquisas em geral”, disse Tolentino.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House