CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Amazonense, presidente da Petrobras Ivan Monteiro fez carreira no BB

  1. Principal
  2. Notícias

04/06/2018

Notícia publicada pelo Em Tempo Online

O presidente Michel Temer anunciou, em pronunciamento nesta sexta-feira (1º), que o governo indicará Ivan Monteiro como novo presidente definitivo da Petrobras. Monteiro, que está na estatal desde fevereiro de 2015, após o anúncio de Temer teve o seu nome aprovado pelo Conselho de Administração da estatal. Ele substituirá Pedro Parente, que pediu demissão do comando da petrolífera na manhã desta sexta-feira.

Quem é Ivan Monteiro: Ivan de Souza Monteiro nasceu em Manaus (AM) em 1960, e foi para o Rio ainda na infância. Engenheiro de formação, fez carreira no Banco do Brasil. Começou como escriturário e chegou à vice-presidência de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores em 2009.

Quando nomeado pelo então presidente do banco, Aldemir Bendine, os dois não se conheciam, mas acabaram se tornando próximos ao longo dos seis anos em que trabalharam juntos na instituição financeira. Tanto que Bendine o levou quando foi para a presidência da Petrobras, em fevereiro de 2015. Ivan Monteiro se tornou o diretor executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores da petroleira.

Em 2016, Pedro Parente assumiu a presidência, mas manteve o diretor financeiro.

Com bom trânsito no mercado, Ivan Monteiro era o responsável pelo programa de desinvestimentos da Petrobras, que tem a meta de vender R$ 21 bilhões em ativos até o fim de 2018.

O presidente Ivan Monteiro acumulará a função de diretor executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

“Escolhido hoje como interino, Ivan Monteiro será recomendado ao conselho de administração para ser efetivado na presidência da Petrobras”, afirmou Temer.

No pronunciamento, de cerca de três minutos, ele ressaltou que seu governo mantém o “compromisso com a recuperação e a saúde financeira” da empresa e que, por isso, não haverá qualquer interferência na política de preços da companhia, como alguns políticos pressionam.

“Aproveito para reafirmar que meu governo mantém compromisso da recuperação e saúde financeira da Petrobras.

Portanto, continuaremos com a política econômica que, nesses dois anos, retirou a empresa do prejuízo e a trouxe novamente para o rol das mais respeitadas do Brasil e do exterior. Declaro também que não haverá interferência na política de preços da companhia. E Ivan Monteiro é a garantia de que esse rumo permanece inalterado”, declarou Temer.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House