CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Fábricas cogitam dar férias coletivas

  1. Principal
  2. Notícias

30/05/2018

Notícia publicada pelo jornal Acrítica

Empresas da Zona Franca de Manaus estudam a possibilidade de antecipar as férias coletivas de aproximadamente 70 mil funcionários por conta dos impactos da greve dos caminhoneiros.

O polo eletroeletrônico e as fabricantes de motocicletas são os setores mais afetados, disse o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo.

Na última semana, empresas do Polo Industrial já haviam relatado dificuldades para manter a produção devido à falta de peças e insumos, que segundo Azevedo, são trazidos principalmente do Sul e Sudeste do Brasil.

O executivo não soube informar quais empresas estariam antecipando as férias, no entanto declarou que, de alguma forma, todas as empresas do PIM foram impactadas com a greve.

"Afetou o setor de duas rodas e eletrônicos, porém envolve toda uma cadeia produtiva", disse.

Azevedo calcula que entre 60 a 70 mil funcionários tenham os dias de folga adiantados. "As férias ocorreriam normalmente, vamos dizer, do dia 25 de junho a 4 de julho. Dada essa circunstância, elas podem ser adiantadas na semana que vem.

Não é uma data confirmada, mas as empresas já estão se articulando". A antecipação das férias seria uma tentativa das empresas de reduzirem os custos até a normalização do sistema de transporte rodoviário.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House