CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção industrial cresce 2,6%

  1. Principal
  2. Notícias

14/05/2018

Notícia publicada pelo jornal Acritica

Em todo o País, o Amazonas apresentou o quarto melhor resultado. No acumulado do ano, o setor mostrou crescimento de 24,4%. Oito dos 15 estados pesquisados tiveram queda.

Para o presidente do Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, este crescimento se deve ao aumento na produção de televisores por conta da grande procura de consumidores pelas TVs com a mudança da TV Analógica para digital e ainda pela Copa do Mundo que ocorrerá em junho.

"Temos também o aumento na produção do polo de duas rodas que tem muito valor agregado.

Temos que acompanhar a questão dos empregos.

É difícil falar dos próximos meses por conta das eleições, mas acredito que o resultado deste primeiro semestre vai ser melhor do que o ano passado", diz.

Além do aumento do Amazonas, Pará (9,0%), Mato Grosso (4,7%), Espírito Santo (2,8%) e São Paulo (2,0%) registraram os maiores avanços no mês, após os resultados negativos no mês anterior: -11,0%, -4,5%, -0,9%, 6,5% e -0,5%, respectivamente.

Em fevereiro a indústria do Estado retraiu 6,5% contra 8,4% de aumento em janeiro.

Na comparação de janeiro a março deste ano com o mesmo período do

ano passado, o ritmo Entidades aponta que a mudança da TV analógica para digital e a Copa do Mundo impulsionam a produção industrial de produção do Estado apresentou aumento expressivo de 24,3%.

No acumulado deste ano houve alta de 24,4%.

CONFIANÇA

De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, os resultados demonstram estabilidade e não crescimento, mas, na avaliação dele, o ano de 2018 está bem melhor do que o de 2017.

"A indústria aqui no Amazonas já tem uma estabilidade, crescimento não.

Quando você compara 2018 com 2017 já está bem melhor. Nós estamos apresentando um impacto positivo com 12% de janeiro a março",disse o dirigente.

Para Nelson Azevedo, outros fatores impactam nos resultados como a reforma trabalhista, melhoria no crédito e a confiança do consumidor.

"Outro aspecto que melhora a produção da indústria é a abrangência do sinal digital para os municípios de Careiro da Várzea e Iranduba, além de Manaus. Mas, ainda assim, devemos ficar atentos, pois os investimentos e o desemprego são poucos",disse.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House