CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Maior associação de fabricantes de eletros tem amazonense como n.º 1

  1. Principal
  2. Notícias

23/04/2018

Notícia publicada pelo portal BNC Amazonas

No próximo dia 2 de maio, quando tomar posse como novo presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), José Jorge do Nascimento Júnior, de 42 anos, terá a primazia de ser o primeiro amazonense a ocupar o mais alto posto da entidade que representa 30 das maiores indústrias do país, dez delas instaladas no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM).

José Jorge Júnior volta assim à iniciativa privada em alto nível, depois de ter sido secretário de Estado de Planejamento (Seplan) nos governos de José Melo (Pros) e David Almeida (PSB), de fevereiro de 2017 ao começo de outubro desse ano, quando Amazonino Mendes (PDT) chega ao poder.

Administrador de comércio exterior, formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Jorge assume com o prestígio de substituir Lourival Kiçula, executivo que conduziu a Eletros por 11 anos, o mais longevo dos presidentes da entidade no seu 24.º ano de existência.

A escolha de seu nome foi feita pelos membros do conselho de administração da Eletros, formado por representantes das empresas associadas, depois de passar por entrevistas e análise do seu histórico de vida e profissional.

Bagagem

Experiência, apesar da pouca idade, não falta a José Júnior. Servidor da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) desde 2008, onde começou como técnico de planejamento, teve destacada atuação como fiscal e avaliador de projetos de produtos produtivos básicos (PPB), uma exigência para todas as empresas do polo industrial da ZFM.

Logo depois passou a coordenador de Acompanhamento de Projetos Industriais e a integrar a equipe do gabinete do superintendente da autarquia.

Seu conhecimento nessa área o levou a ser o representante da Suframa no grupo técnico do PPB junto aos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e da Ciência e Tecnologia.

Como secretário de Planejamento do Governo do Amazonas, Jorge Júnior se dedicou à revisão dos incentivos fiscais do estado e à implantação de uma nova matriz econômico- ambiental para fomentar potencialidades dos municípios amazonenses, ação interrompida com a cassação do governo Melo.

Em evento de homenagem e agradecimento pelos 11 anos de Kiçula no comando da Eletros, José Jorge foi saudado pelo presidente do conselho de administração, Edward Feder, com votos de sucesso na gestão.

Sobre a Eletros

A associação foi criada em 29 de agosto de 1994 por fabricantes de produtos eletroeletrônicos do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) e de todo o país para atuar pelo desenvolvimento do setor.

Como representante do segmento industrial, é a principal interlocutora dos fabricantes junto aos governos federal e estaduais.

Tem três conselhos setoriais (linha branca, de imagem e som e eletroportáteis), além de grupos de especialistas nas áreas técnica e de meio ambiente, de apoio ao Legislativo, comércio exterior, de assistência técnica e defesa do consumidor.

A criação da Eletros teve a atuação de dirigentes industriais de grandes marcas multinacionais, à frente Sérgio Prosdócimo e Eugênio Staub, da Gradiente. O presidente da Philips do Brasil, Franciscus Sluiter, cedeu sua própria casa para as primeiras reuniões da associação que surgia em São Paulo.

Staub viria a ser escolhido o primeiro presidente do conselho de administração, de 1994 a 1995, com Roberto Macedo, economista com doutorado em Harvard, assumindo a presidência executiva até 1998.

Nesse caminho para 24 anos de existência, a Eletros registra a vista de apenas um superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa). Foi Rebecca Garcia, que em outubro de 2016, palestrou sobre a economia do Amazonas e o fortalecimento da indústria brasileira na ZFM.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House