CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Emprego tem o melhor março em cinco anos, no AM

  1. Principal
  2. Notícias

23/04/2018

Notícia publicada pelo portal D24AM

O mercado de trabalho do Amazonas apresentou saldo de 548 postos, em março, o melhor resultado desde 2013, quando criou 1,3 mil vagas. O resultado se distanciou do fundo do poço de igual mês de 2016, ocasião em que a crise eliminou 3,5 mil vagas. Os dados são do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho (MTb), divulgados nesta sexta-feira. No País, foram criados 56,1 novos postos.

O setor de serviços liderou a oferta de empregos, em março, com a contratação de 4 mil pessoas e a demissão de 3,2 mil, o que gerou um saldo positivo de 666 vagas. O resultado foi influenciado pelo desempenho do segmento de comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviços técnicos, com saldo de 246 vagas, seguido por ensino, com 153 postos e o segmento médico, odontológico e veterinário, com 153 novos postos.

Já o comércio registrou saldo de apenas 79 vagas, resultado de 2,6 mil contratações e 2,5 mil demissões. A construção civil segue em queda, ao perder cinco postos naquele mês, com a admissão de 816 trabalhadores e a demissão de 822, aponta o Caged.

Ao contrário do desempenho registrado no primeiro bimestre do ano, a indústria de transformação reduziu 203 postos de trabalho, em março, indústria inuenciada pela retração de um segmento que estava em alta, o de material elétrico e de comunicações, que encolheu 187 vagas, no mês

Mesmo com o resultado negativo, em março, a indústria ainda segue com indústria saldo positivo no ano. De acordo com o Caged, no primeiro trimestre foram feitas 7,8 mil contratações contra 6,9 mil demissões, o que gerou um saldo positivo de 899 vagas de trabalho.

No acumulado do primeiro trimestre, o mercado admitiu 32,2 mil trabalhadores e desligou 32,8 mil, com a perda de 626 empregos. Apesar da queda, o nível do emprego tem mostrado uma recuperação, como aponta o balanço anualizado. No acumulado de um ano, até março, o saldo positivo é de 4,6 mil postos de trabalho no Estado.

Nacional

O País registrou a abertura de 56,1 mil novos postos de trabalho no Brasil, um aumento de 0,15% em relação ao estoque de fevereiro. O resultado é decorrente de 1,34 milhão de admissões e de 1,28 milhão de desligamentos.

Seis dos oito principais setores econômicos tiveram saldo positivo. O principal deles foi o de serviços, com a criação de 57,3 mil novos postos. A indústria de transformação foi o segundo setor com melhores indústria resultados (+10.450 postos), com um acréscimo de 0,14% sobre fevereiro.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House