CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Sucateamento do Inpa

  1. Principal
  2. Notícias

13/04/2018

Notícia publicada pelo Jornal Acritica

Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) se reuniram em assembleia geral ontem para discutir reivindicações da categoria, tendo como principal discussão a redução de 39,6% no orçamento geral do órgão este ano.

Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM), pesquisadores e o restante dos funcionários reclamam da falta de incentivo e incertezas com o futuro do instituto.

Segundo coordenador geral do Sindsep, Walter Matos, durante a reunião, que ocorreu na sede do Inpa, bairro Petrópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, uma agenda de debates e protestos foi organizada pela categoria para queaspautasprioritáriasdecada setor sejam definidas.

O comitê de servidores que auxiliarão na escolha da lista tríplice para novo diretor do instituto também participará da definição das pautas.

"Estamos sucateados. O orçamento de R$ 25,5 milhões em 2018 despertou na categoria uma preocupação. As fontes para pesquisa estão escassas. Por isso já iniciamos nossa luta e fomos ouvidos pelo comitê de busca, escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comuni Em nota, o Inpa destacou que há anos o instituto vem funcionando com investimentos abaixo do necessário, porém com responsabilidade e criatividade cumpre compromissos legais,contratuais e fazem pesquisas importantes. As pesquisas do instituto recebem uma pequena fatia do orçamento, cerca de 20%. O recurso é utilizado principalmente para custeio e manutenção de laboratórios, além de repasses para os 65 grupos de pesquisas. Servidores realizaram assembleia ontem e pretendem ampliar o diálogo com servidores de outras instituições federais cações (MCTIC). Vamos abrir mais essa pauta conversando com outros servidores federais de instituições como a própria Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para que possamos definir medidas mais concretas e alcançar essa mudança", explicou.

Walter também relatou sobre a campanha salarial 2018 da categoria que foi lançada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), no início de abril. A categoria pede 25,96% de reajuste no salário dos 561 servidores, sendo 158 pesquisadores. O coordenador chamou atenção para os funcionários de carreira que estão prestes a se aposentar, mas estão impedidos de se aposentarem.

Por isso que alguns dos pesquisadores optaram pelo abono de permanência, que corresponde ao valor da contribuição previdenciária mensal do servidor, desde que tenha cumprido os requisitos para aposentadoria e opte em permanecer em atividade.

"Vários colegas batalharam pela democratização e participaram das lutas para escolher os nossos dirigentes e que inspiraram outras instituições a criar seus próprios comitês de busca estão prestes a se aposentar e não sabem se vão por causa da reforma da previdência. Por isso, aproximadamente 40% do quadro efetivo do Inpa já cumpre abono permanência", disse.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House