CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Ipea estima crescimento de 3% do PIB em 2018 puxado pela retomada da indústria

  1. Principal
  2. Notícias

23/03/2018

Notícia publicada pelo G1

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão de estudos ligado ao governo federal, estima que a economia brasileira deverá crescer 3% em 2018, puxada pelo crescimento da indústria. A projeção foi divulgada nesta quinta-feira (22) por meio da Carta de Conjuntura do instituto.

A projeção foi feita com base nos principais indicadores econômicos dos dois primeiros meses deste ano. De acordo com o diretor da Diretoria de Macroeconomia (Dimac) do instituto, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, já é possível perceber “uma recuperação da indústria muito intensa”, considerando o Produto Interno Bruto (PIB) do setor.

Segundo o economista, a recuperação da indústria tende a compensar a queda do PIB agropecuário, que deve recuar, segundo as estimativas do órgão, 2,2% este ano na comparação com o ano passado. José Ronaldo ponderou que esta queda do setor agropecuário se deve ao recorde histórico da safra de 2017, que deixa a base de comparação alta para o montante que o setor deve produzir neste ano.

Assim como ocorreu em 2017, o Ipea destaca que o consumo das famílias deverá ter impacto positivo no crescimento do PIB. “O consumo das famílias, tanto no trimestre quanto no ano, vai representar uma importante contribuição nessa recuperação”, enfatizou José Ronaldo.

Segundo o economista, o aumento do consumo das famílias é puxado pela recuperação do mercado de trabalho. “Isso [aumento do emprego] significa aumento da massa de rendimento e consequente aumento do consumo”, destacou.

Souza diz que inflação baixa indica que há um hiato de 4,4% do produto – diferença da capacidade produtiva em relação ao que efetivamente se produz no país. “Isso significa que há espaço para o Banco Central estimular o consumo das famílias sem gerar riscos inflacionários”, disse.

Estimativas para 2019

Para 2019, o Ipea projeta que o PIB também irá crescer 3%. Esta estimativa tem “a premissa básica que o novo governo dará encaminhamento às medidas de ajuste fiscal requeridas para garantir a sustentabilidade das contas públicas”, destaca a carta divulgada pelo órgão.

Ao longo de 2017, todas as projeções de crescimento econômico em 2018 divulgadas pelo IPEA tinham como base a aprovação da reforma da previdência. Segundo o economista José Ronaldo, a nova projeção, mais otimista que a do ano passado, não considera mais a reforma devido à melhora da conjuntura econômica como um todo.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House