CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Falta de produtividade limita retomada da indústria têxtil

  1. Principal
  2. Notícias

16/03/2018

Notícia publicada pelo site Diário, Comércio, Serviços & Indústria

A falta de produtividade da indústria têxtil pode comprometer o avanço do setor na retomada do consumo. Neste cenário, fabricantes locais devem continuar sofrendo concorrência dos importados.

“Existe demanda dos grandes varejistas, mas a dificuldade está na produtividade das confecções”, aponta o coordenador de serviços da consultoria do Senai CETIQT, Rodrigo Kurek.

Após dois anos no terreno negativo, o setor têxtil voltou a crescer em 2017. A produção de vestuário fechou o ano com aumento de 3,5% e, a total, 4,2%. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Fernando Pimentel, projeta continuidade do avanço para 2018, mas demonstra preocupação com o aumento contínuo das importações de vestuário.

“Houve um crescimento de 45% [das importações] e muitas com indícios de irregularidades. Se isso não tivesse ocorrido, teríamos crescido na casa de 28% no ano passado, bem acima do varejo”, destaca.

Em 2015 e 2016, as importações também haviam recuado em virtude da alta do dólar, volatilidade do câmbio e queda do consumo em meio à crise econômica. O diretor do IEMI Inteligência de Mercado, Marcelo Prado, explica que o cenário mudou no final de 2016. “O câmbio está estável, em um patamar razoável há um ano e meio. Com o consumo em recuperação, as indústrias voltaram a se preocupar com as importações”, assinala o diretor do IEMI Inteligência.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House