CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Polo industrial deve gerar 572 empregos como novos projetos da Suframa

  1. Principal
  2. Notícias

05/03/2018

Notícia publicada pelo Portal Em Tempo

A contribuição da Zona Franca de Manaus (ZFM) na proteção ambiental da Amazônia e na redução das desigualdades regionais, entre outras realizações, foram destacadas durante a 282a Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), comemorativa do 51o aniversário da autarquia e do modelo, ocorrida na quinta-feira (1o), no auditório da Suframa, em Manaus.

Foram aprovados 30 projetos industriais e de serviços, sendo quatro de implantação e 26 de ampliação, atualização e diversificação, que somam US$ 106.876 em investimentos totais e 19.321 milhões em investimentos fixos. A estimativa é de geração de 572 empregos diretos ao longo de três anos de implementação.

A primeira reunião do ano foi presidida pelo ministro interino da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, e contou com a presença do titular da Suframa, Appio Tolentino, e também da vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo, de conselheiros representantes dos diversos ministérios integrantes do CAS e de demais representantes de entidades de classe e órgãos governamentais da região.

Em seu discurso, Appio Tolentino, destacou o empenho de lideranças políticas, empresariais e da classe trabalhadora que, ao longo do tempo, conseguiram defender o modelo e contribuíram para superar os desafios que a ZFM enfrentou. “Mesmo sob efeito do momento crítico de conjuntura que impactou e ainda tem seus efeitos sobre a economia brasileira, o Polo Industrial de Manaus (PIM) conta hoje com, aproximadamente, 500 empresas instaladas, alcançou no último ano faturamento de R$ 81,74 bilhões, um crescimento nominal de 9,41% em relação ao ano anterior, e assegurou a manutenção de mais de 86 mil empregos diretos. Resultados que refletem uma superação gradativa do cenário recessivo que vem se desdobrando desde o fim de 2014”, exemplificou.

O superintendente frisou ainda, que além de aproveitar a tendência, de retomada dos níveis de investimento e de consumo, a ZFM precisa concretizar ações que tornem a região mais preparada para desafios futuros. “Temos que continuar fortalecendo o PIM, atraindo novas empresas para fabricar novos produtos, mas também temos que atuar na diversificação da economia e avançar no espraiamento do desenvolvimento para todos os Estados de abrangência da Suframa”, explicou.

O ministro Marcos Jorge de Lima parabenizou servidores, investidores e trabalhadores pelo aniversário da autarquia e da ZFM e ressaltou o número de projetos de investimentos aprovados pelo CAS, durante os 22 meses da gestão do presidente Michel Temer.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House