CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Aegea diz que Manaus terá melhores serviços

  1. Principal
  2. Notícias

26/02/2018

Notícia publicada pelo jornal Acritica

A Companhia de Saneamento do Norte (CSN), que controla a Manaus Ambiental, foi comprada pela a Aegea. A empresa não informou o valor da compra e ainda não tem prazo para assumir a gestão. Por meio de nota , a Aegea informou que Manaus poderá contar com serviços melhores, mas ainda não detalhou um plano de ação.

O anúncio da compra foi feito na última quarta-feira (21) pela Aegea. Com a aquisição, a empresa passará a atuar em 49 cidades, em 11 estados do Brasil, atendendo 7,6 milhões de habitantes. Manaus será a terceira capital e o 49° município a ser atendido pela companhia.

Em janeiro deste ano a companhia se tornou a segunda maior empresa de saneamento do País, ficando atrás da Águas do Brasil, empresa que tem como sócio o grupo de construção Carioca Christiani Nielsen (em novembro, ela comprou a fatia da Queiroz Galvão na empresa), envolvido na Lava Jato.

A Aegea é controlada pela Equipav, grupo que detém participação em vários setores, como açúcar e álcool, mineração, engenharia e concessões de infraestrutura.

Saiba mais >>

2042

- É o ano em que termina a concessão, que foi fixada por 30 anos na gestão do prefeito de Manaus em 2012, Amazonino Mendes.

- Na capital amazonense, a cobertura de água corresponde a 98%.

- Quanto à coleta e tratamento de esgoto, é de 19,2%.

- A Aegea promete melhorar os serviços.

O CEO da Aegea Saneamento, Hamilton Amadeo explica que os serviços ficarão melhores e que vão implementar o modelo de atuação que tem como base a eficiência operacional. E destaca que a empresa tem como regra antecipar os investimentos para além do que está estipulado nas metas contratuais.

"Este modelo de negócios da Aegea já consolidado e é bem sucedido no setor, ou seja, vamos zelar pelo alto padrão de qualidade e disponibilidade. Adicionalmente, a capacidade de investimentos da empresa, com suporte de seus acionistas Manaus Ambiental afirma ter capacidade suficiente para abastecer com água tratada o dobro da população atual de Manaus e diversificado acesso ao mercado de capitais, será uma das alavancas no processo de amadurecimento da concessionária", explica Hamilton.

A Manaus Ambiental é formada pelos os grupos Águas do Brasil e Solví - Soluções para a Vida. Desde o dia 17 de maio de 2012, a concessionária atua nos serviços de tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto na capital do Amazonas.

Em nota, A Manaus Ambiental informou que não dispõe de informações além das já divulgadas pela Aegea. Na capital amazonense, a cobertura de água corresponde a 98%.

Quanto à rede de esgoto, é de 19,2%. Segundo informações da Manaus Ambiental, a concessionária tem capacidade para abastecer o dobro da população atual de Manaus com água tratada.

CONCESSÃO

Em 2012, o então prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, prorrogou o contrato de concessão para a empresa Águas do Brasil até 2042, o que resultou na instalação da CPI da água na Câmara Municipal de Manaus.

Dessa forma, com anuência do poder público, o contrato de concessão está mantido.

Serviço foi privatizado há 18 anos

Os serviços de água e esgoto em Manaus vem trocando de mãos desde 2000, quando o governo do Amazonas privatizou a parte da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) que atuava em Manaus. A Aegea afirma que a anuência do poder concedente faz parte do processo de condições precedentes à aquisição. A venda foi concretizada por R$ 193 milhões.

O grupo Suez Lionaise, empresa francesa da área de abastecimento, venceu o leilão de Manaus Saneamento, dando origem à antiga Águas do Amazonas.

A prorrogação da concessão em Manaus foi efetivada após a Águas do Brasil assumir com 50,25% do capital, junto com o Grupo Solví, o comando da Águas do Amazonas, criando a empresa Manaus Ambiental.

Houve ampliação no abastecimento e na qualidade da água, mas o serviço ainda está muito longe do ideal. Manaus ocupada 5º lugar entre os piores municípios em coleta de esgoto, de acordo com uma pesquisa divulgada Pelo Instituto Trata Brasil.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House