CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Ministro Meirelles diz que Zona Franca de Manaus é um sucesso

  1. Principal
  2. Notícias

07/12/2017

Notícia publicada pelo D24AM

Amazonas está crescendo acima da média do País. A armação é do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que esteve em Manaus para proferir uma palestra na Federação da Indústria do Amazonas (Fieam), nesta quintafeira. A expectativa do ministro é que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional chegue a 2,5%, o que vai demonstrar o m da recessão brasileira. O ministro é um dos presidenciáveis cotados pelo Partido Social Democrático (PSD), e rearmou que só irá decidir próximo do prazo limite de candidatura, em março de 2018.

Durante a palestra “Economia Brasileira e seus Desaos Futuros”, o ministro apresentou os resultados alcançados desde maio do ano passado como a queda da inação de 6,7% para 4%, dos juros da taxa Selic e do custo Brasil. “Não há dúvida de que o modelo de desenvolvimento da Zona Franca de Manaus (ZFM) é sucesso e permite uma taxa de crescimento do Estado maior que a taxa brasileira, principalmente agora que o Brasil começa a crescer, depois de uma longa recessão”, disse.

O ministro demonstrou por meio de grácos que enquanto a economia do Brasil cai, a do Amazonas tem uma queda ainda mais acentuada, e que, atualmente, o Brasil está voltando a crescer e o Estado apresenta uma retomada acima da média. “Na grande depressão mundial, a famosa crise de 1929, que atingiu principalmente a exportação do café, o PIB do Brasil caiu 5,3%, e em doze meses terminado em maio, caiu 5,4%, a nossa expectativa é que esse ano será de 2,5%, muito relevante para Manaus. Aqui, mostra o m da recessão”, apontou Meirelles.

Para o presidente da Fieam, Antonio Silva, a visita do ministro após 47 anos desde a última vez que um ministro da Fazenda esteve em Manaus, esclarece a validade do modelo ZFM e o papel histórico da região. “O Amazonas precisa, urgentemente, de um intercessor junto ao Governo Federal. A pessoa perfeita para essa interlocução, com certeza é o senhor, que detém conhecimento técnico, sensibilidade social, visão política e estratégica necessárias para essa missão”, disse.

Silva entregou ao ministro um documento com as manifestações dos associados da Fieam, Centro da Indústria do Amazonas (Cieam) e Associação Comercial do Amazonas (ACA). Entre as demandas dos setores estão a redução do superávit que o Estado tem com a União, ao passo que recolheu desde o ano 2000 R$ 116 bilhões em Impostos Federais e recebeu pouco mais de R$ 33 bilhões em transferências constitucionais, a diversidade da economia do Estado e do setor industrial, a garantia constitucional dos incentivos scais e a repavimentação da BR 319 (Manaus-Porto Velo).

Um dos responsáveis pela vinda do ministro à Manaus, o senador Omar Aziz (PSD) elogiou as medidas adotadas por Meirelles que, segundo o senador, estão fazendo a economia reagir. “Quarenta anos após a última visita de um ministro da fazenda, além de ser um marco, vamos nos lembrar de hoje porque o senhor é um homem que está se esforçando para reconstruir o Estado”, destacou o senador.

O ministro Henrique Meirelles também armou, durante o evento, que a reforma tributária ainda não está pronta. “Esse é um desao importante e o País precisa simplicar a tributação brasileira para simplicar a vida das pessoas e das empresas”, disse.


Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House