CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

PIM dá ‘pedalada’ na falta de insumos e tem maior produção de bikes do ano

  1. Principal
  2. Notícias

15/10/2021

A produção de bicicletas do Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou crescimento de 15,9% em setembro, na comparação com agosto. Segundo números da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgados nesta quinta-feira (14), foram produzidas, no mês passado, 83.766 bikes, contra 72.293 unidades que saíram das linhas de montagem em agosto. A produção de setembro marca o melhor resultado do ano para a produção de bicicletas pela indústria amazonense.

Por outro lado, na comparação com o mesmo mês do ano passado, no entanto, houve queda de 6,1% (89.209 bicicletas).

De janeiro a setembro deste ano, foram produzidas 586.536 bicicletas no PIM, número que representa uma alta de 26,4% em relação às 463.894 unidades produzidas no mesmo período de 2020.

Para o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, os bons números reforçam a expectativa do setor em produzir 850 mil bikes este ano. “Apesar de ainda estarmos fortemente impactados pela falta de insumos, os resultados comprovam o esforço das fabricantes em atender ao consumidor que quer adquirir uma bicicleta”, diz. “O brasileiro redescobriu a bicicleta. Hoje vemos muitas famílias retomarem o hábito do pedal. Há ainda aqueles que a usam para deslocamentos urbanos e como instrumento de trabalho”, comenta.

O executivo afirma que a escassez de peças e componentes, como sistemas de freios, transmissões, suspensões e selins deve persistir até 2022.

“A Abraciclo e suas associadas buscam alternativas para não depender tanto dos fornecedores externos, mas esse trabalho exige investimento e não acontece de uma hora para outra, pois é preciso manter os padrões de qualidade e tecnologia”, diz Cyro Gazola.

Ainda assim, as fabricantes têm investido em novos produtos, com lançamentos que ajudam a manter o segmento aquecido.

“Hoje, as bicicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus estão entre as mais tecnológicas do mundo. A indústria nacional segue forte e pronta para retomar o ritmo mais intenso de produção quando a situação dos insumos estiver normalizada”, acrescenta o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo.

Fonte: Real Time1

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House