CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Presidente do Conselho Superior do CIEAM participa de painel econômico com presidente da Colômbia, Iván Duque Marquez

  1. Principal
  2. Notícias

20/10/2021


O presidente do Conselho Superior do CIEAM, empresário Luiz Augusto Barreto Rocha e CEO da BDS, indústria de confecções amazonense instalada na Zona Franca de Manaus, participou nesta segunda-feira (18), do evento "Colômbia, uma plataforma de crescimento” realizado em São Paulo com uma programação focada em investimentos econômicos bilaterais entre os países com a participação do presidente da Colômbia, Iván Duque Marquez, que veio ao Brasil para reuniões com investidores e o presidente da República, Jair Bolsonaro.

A Colômbia faz parte da Amazônia Internacional da qual engloba nove países na América do Sul: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Isso equivale a 7 milhões de quilômetros quadrados da América do Sul. Mais de 60% dessa área está no Brasil.

“Ficamos honrados com o convite para esta reunião de Investimentos Brasil – Colômbia, o presidente Ivan Duque Márquez foi muito enfático em sua fala sobre a importância da cooperação com o Brasil, com especial ênfase sobre a importância da Amazônia e das parcerias empresariais para o progresso de Colômbia e Brasil. Nesta direção, já temos reuniões definidas para este mês de outubro, onde pretendemos aprofundar os contatos empresariais já iniciados, para a realização de negócios entre nossos países”, avaliou o empresário Luiz Rocha.

Rodrigo Chauvet, sócio responsável pelas áreas de direito administrativo e regulatório de Trigueiro Fontes Advogados esteve no evento e acompanhou as interações entre as empresas, “o evento demonstrou a relação próxima e relevante entre Brasil e Colômbia e apontou ótimas oportunidades de negócios entre as suas empresas, com destaque à possibilidade de desenvolvimento de negócios na área têxtil e de confecções”, analisou.

Na programação do evento, também participaram o embaixador da República da Colômbia, ministros de estado e o diretor da Procolombia Brasil.


Em entrevista à rede CNN, no Brasil, o presidente Iván destacou que a Amazônia precisa ser protegida e que é um “dever moral”.

“Todos os países amazônicos têm um grande dever moral de proteger a Amazônia, temos que atuar de maneira cooperativa, necessitamos que a comunidade internacional também aporte recursos e possa apoiar os nossos esforços de trabalhar com as comunidades indígenas, temos implementado mudanças regulatórias para fomentar investimentos nessas cadeias sustentáveis, também temos feito mudanças regulatórias para beneficiar as comunidades indígenas, tenho muito interesse em ver mais investimentos brasileiros chegando na Colômbia, trabalhando com essas cadeias sustentáveis, então a parceria entre setor produtivo, setor público e sociedade civil é muito importante para que esse grande acordo tenha impacto no futuro”, destaca o líder colombiano.

Indicadores de investimento

  • Crescimento da economia colombiana durante 2020: -6,8%
  • Crescimento esperado da economia colombiana durante 2021: 5,1%
  • Crescimento esperado da economia colombiana durante 2022: 3,6%

Fonte: WEO. FMI abril 2021

Inflação (2020): 1,60%

Taxa de interesse BanRep (2020): 2%

DTF (2020): 3,38%

TRM médio (Janeiro - setembro 2021): COP 3.699 por USD

Fonte: Banco da República

EM 2020, A IED NA COLÔMBIA SE CONCENTROU 78,8% NO SETOR MINEIRO-ENERGÉTICO

INVESTIMENTO EXTRANGEIRO DIRETO NA COLÔMBIA:

Regime de Zonas Francas

  • Não paga direitos aduaneiros e impostos para importação (tarifa e IVA) na importação de bens do resto do mundo à Zona Franca.
  • Exportações realizadas desde as Zonas Francas, beneciam-se de acordos comerciais
  • subscritos pela Colômbia.
  • Isenção do IVA nas vendas efetuadas desde o território aduaneiro nacional.
  • Aplicação de tarifa especial de 20% do imposto sobre o rendimento.
  • Liberdade de venda no mercado local.
  • Clique aqui para ver mais indicadores econômicos da Colômbia e informações sobre rede de acordos comerciais.

Clique aqui para ver mais indicadores econômicos da Colômbia e informações sobre rede de acordos comerciais.

Fonte: Comunicação CIEAM

Texto: Fabíola Abess

imprensa@cieam.org.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House