CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Zona Franca em discussão

  1. Principal
  2. Notícias

18/12/2018

Notícia publicada pelo site Valor Econômico


Há temas espinhosos que precisarão ser administrados, no início do ano, pelo governo eleito com líderes da indústria brasileira. O comando da Eletros, a associação dos fabricantes de produtos eletrônicos, esteve ontem reunido com o vice-presidente eleito, o general da reserva Antônio Hamilton Mourão, e com o também general da reserva Augusto Heleno, para apresentar a agenda do setor ao novo governo, apurou o Valor.

Um dos pontos centrais do encontro foi a atual situação da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Segundo uma fonte a par das conversas, o governo sinalizou disposição de não fazer mudanças bruscas na região. A Eletros entende que seria menos nociva uma “transição lenta” do modelo fiscal. Isso impediria uma alta imediata nos impostos que hoje são reduzidos ou não são cobrados na ZFM.

Paulo Guedes, futuro ministro da Economia, defende o fim do modelo de renúncia fiscal em diversas áreas no país, e na interpretação do setor, isso afetaria a ZFM. A Eletros contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para elaborar um estudo sobre o impacto do setor na economia, que deve ser entregue nas próximas semanas à equipe de Guedes.

Os fabricantes querem uma melhora do ambiente de negócios local antes de qualquer mudança na ZFM, apurou o Valor. Buscam maior investimentos em infra-estrutura, como rodovias, para melhorar o sistema de logística e reduzir custos, e também aumento da fiscalização nos portos para acelerar a liberação das importações de insumos, por exemplo.

“Não dá para liberar a importação de uma hora para outra sem dar condições de as empresas competirem”, disse uma fonte próxima ao setor, que esteve no encontro com o governo.

O governo eleito já começou a ter que lidar com a pressão de parlamentares da região e representantes de indústrias contrários a mudanças na ZFM.

Algumas companhias têm buscado aumentar o canal de comunicação com novos políticos eleitos. O comando da Whirlpool, dona da Brastemp e Consul, participou de um jantar este mês em Joinville (SC) com deputados eleitos por Santa Catarina, onde está uma das fábricas da empresa no país.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House