19/07/2017
Reportagem publicada no portal Eletrolar.com
No Brasil, as vendas on-line por meio de smartphones cresceram 25% no primeiro trimestre de 2017, de acordo com a consultoria IDC. O dado, em questão, foi compartilhado pela CEO da Digitalents, Sandra Turchi, no segundo dia do Smartphone Congress. O evento faz parte da programação da 12ª Eletrolar Show, que segue até quinta-feira (20), em São Paulo.
Na ocasião, a especialista também apresentou outras informações que ilustram a dimensão e o potencial do mobile commerce brasileiro. Conforme destacou, já existem mais de 121 milhões de smartphones em uso no País, sendo que 97% dos usuários deste tipo de dispositivo usam a internet quando procuram por produtos ou serviços.
O resultado desta relação, portanto, é o aumento da relevância do mobile para o varejo digital brasileiro, uma vez que 31% das compras on-line efetivadas no primeiro semestre deste ano foram provenientes de dispositivos móveis. Até o final de 2017, segundo Sandra, essa proporção deve chegar a 40%.
“Estamos chegando perto do que ocorre nos Estados Unidos. Este cenário mostra que o mobile deixou de ser tendência e passou a ser sinônimo de convergência e conveniência”, declarou a consultora. “As empresas que ignorarem este movimento, estarão perdendo oportunidades de negócios.”
Para explorar com eficiência o campo do mobile commerce, ou seja, ter uma boa taxa de conversão, Sandra lembra que é indispensável garantir que o cliente encontre o que busca da forma mais rápida possível. “Para isso, simplificar a busca e otimizar o processo de compras, especialmente a sua finalização, são passos fundamentais.”
Dados globais
– No mundo, há quatro bilhões de pessoas conectadas à web via dispositivos móveis
– 2,3 bilhões de smartphone estão uso
– São mais de 7 bilhões de linhas móveis ativas
– O tráfego de dados on-line cresce 60% ao ano