Notícias


Utilização da capacidade da indústria de janeiro é a maior para o mês desde 2015, diz CNI

Fonte: G1

Laís Lis

O nível de atividade industrial em janeiro de 2020 foi o melhor para o mês dos últimos cinco anos, informou nesta quinta-feira (20) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No mês, a utilização da capacidade instalada da indústria ficou em 67%, superando os resultados para meses de janeiro de 2016 a 2019 e se igualando ao índice registrado em 2015.

Os dados fazem parte da Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela CNI de 3 a 12 de fevereiro, com 1.915 empresas.

A produção industrial manteve-se estável na comparação com dezembro, assim como o número de empregados, destaca a pesquisa. Segundo a confederação, o usual é observar quedas nessas comparações.

“Tomadas em conjunto, as informações da Sondagem Industrial de janeiro sugerem uma atividade melhor do que a registrada nos meses de janeiro dos últimos quatro anos. Adicionalmente, há a expectativa que a produção aumente nos próximos meses, uma vez que há a necessidade de recomposição dos estoques”, afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo.

Expectativas

Segundo a pesquisa, os empresários mantiveram o otimismo e todos os indicadores de expectativa continuam acima dos 50 pontos, apesar de algumas reduções em relação ao registrado na última pesquisa.

De acordo com a CNI, a intenção de investir recuou 0,5 ponto e ficou em 58,7 pontos. A expectativa com relação à demanda caiu de 61 pontos para 60,7 pontos.

As expectativas com relação ao número de empregados e à quantidade exportada também caíram, passando, respectivamente, de 54 pontos para 53,8 pontos e de 55,5 pontos para 54,8 pontos.

A expectativa com relação a compra de matéria-prima subiu de 58,3 pontos para 58,6 pontos.

Fique Informado