CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

‘Tenho autonomia para montar a equipe’ , diz superintendente da ZFM

  1. Principal
  2. Notícias

18/02/2019

Entrevista publicada pelo Portal D24AM

Marcos Santos e Beatriz Gomes

Após mais de um mês do anúncio da escolha do coronel reformado Alfredo Alexandre de Menezes Junior para o cargo de superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), a nomeação foi publicada no Diário Ocial da União da última sexta-feira (15). No mesmo dia, ele concedeu a primeira entrevista como superintendente, na RADIO DIÁRIO FM 95,7, durante o programa ‘MANHÃ DE NOTÍCIAS’, apresentado pelo jornalista Marcos Santos. A escolha da equipe e a militarização da Suframa foram os principais destaques da participação do novo gestor da autarquia federal que administra os incentivos scais da ZFM.

O senhor estava em Brasília, na quinta-feira (14), inclusive participou de um ato com o vice-governador do Amazonas, Carlos Alberto de Almeida Filho, e com o vice-presidente, general Hamilton Mourão, e à noite saiu o ato de nomeação. Essa nomeação estava dependendo da volta do presidente Jair Bolsonaro, após a internação?

Praticamente. Estávamos em Brasília até ontem (quinta-feira), mas a nomeação estava nas mãos dele, uma decisão que ele tomou junto com o ministro Paulo Guedes. Eu participei dela em meados do dia 12 de dezembro e estávamos aguardando confiantes no presidente e acredito que tudo ocorreu como tinha que ser. Ele retornou quarta-feira e estávamos ansiosos para que se efetivasse como se efetivou, na madrugada.

Quando o senhor efetivamente senta na cadeira de superintendente?

Após a nomeação, nós temos até 30 dias para tomar posse. A ideia é, na semana que vem, irmos à Suframa conversar com o superintendente (Apio Toletino), que está deixando o cargo, e tomarmos posse, para iniciarmos o trabalho e tocar a vida em prol da nossa Amazônia e do nosso Brasil. Assim, desejamos que, na próxima segunda-feira, contando com o apoio da sociedade e de políticos e dos próprios funcionários da Suframa, trabalharemos em prol de construirmos uma Amazônia pujante.

Há uma reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) marcada para o dia 28 de fevereiro. O senhor a conrma? Como vai ser?

Na realidade, 28 de fevereiro é a data do aniversário da Suframa, por isso a reunião estava prevista, mas não se realizará porque a primeira reunião ainda está sendo decidida, em Brasília há duas semanas, onde está sendo formatado um novo conselho, e também em função de estar muito próximo da data do aniversário e da nomeação. Vamos aguardar um nova data a ser definida para que a reunião ocorra com o presidente e o vice-presidente e o ministro Paulo Guedes, além do secretário Carlos da Costa (Sepec). A expectativa é grande porque queremos a presença de todos os membros do CAS, em especial os governadores e prefeitos, e começar uma nova fase na nossa região, conectada com o governo federal e com o poder executivo e legislativo.

O senhor passou pelo crivo do ministro Paulo Guedes e posteriormente, em uma entrevista com o secretário Carlos Alexandre da Costa. Nessa entrevista, sentiu alguma animosidade, como a retirada dos subsídios da Zona Franca de Manaus?

Nunca em nenhum momento, muito pelo contrário. Essas entrevistas sempre foram no sentido do que poderíamos fazer para melhorarmos toda a parte dos incentivos e sempre voltado para a produtividade e competitividade e utilizarmos o modelo atual para alavancarmos novas possibilidades de matrizes econômicas. Sei que os desafios são grandes e temos a plena convicção disso, da envergadura, mas contamos com toda a sociedade.

Nos bastidores da sua nomeação, falou-se muito que ela estava barrada pelos políticos que criaram uma situação de constrangimento para o ministro Paulo Guedes e para o presidente. A sua nomeação agora parece uma vitória sobre esse lobby e como vai ser a nomeação dos superintendentes-adjuntos?

O ministro e o presidente deram total autonomia ao secretário Carlos da Costa para escolher a equipe e, quando conversei sobre o convite, eu perguntei se teria autonomia para nomear a minha equipe e ele disse que totalmente. Já temos nossos nomes, e vamos trazer nomes da mesma maneira, baseados no critério técnico e de meritocracia e tenho quase toda ela fechada. Terei o prazer de anunciar assim que tivermos a conrmação desses nomes, mas acho que o mais importante é essa autonomia para formarmos essa equipe que com certeza terá grandes desafios e nosso objetivo é fazer uma gestão compromissada com o interesse do nosso estado, nossa região e País.

Quando serão anunciados?

Eu creio que até terça-feira (19). Estávamos aguardando a nomeação. E, na realidade, como um está fora do Estado, temos que fazer esse fechamento, para ver se o convite que fizemos há trinta dias está mantido e podemos anunciar.

O primeiro ato será o encontro com o governador e o prefeito?

Até por dever de educação porque eles são os donos da casa. Tive a oportunidade de estar com o governador e falei que o primeiro ato será esse, e o farei na segunda-feira. Quero visitar o governador e o prefeito de Manaus, além da nossa bancada, tanto estadual quanto do congresso nacional.

O senhor terá nos próximos dias o final da licitação da Prefeitura de Manaus para o asfaltamento das ruas do Distrito Industrial. O senhor tem como opinião de que não dá para trazer empresário para investir com o distrito daquele jeito.

Na minha percepção, tínhamos que ter no distrito um ponto turístico de Manaus. Vamos trabalhar em parceria com a Prefeitura. Tomei conhecimento da licitação, mas ainda não tenho domínio da situação. Vou conversar com prefeito, meu amigo, que me conhece bem, para podermos equacionar isso e se pudermos contar com o apoio do exército para termos um trabalho de qualidade, aproveitando esse novo momento para dar uma nova fotograa dessa área da cidade.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House