Notícias


Salão de Duas Rodas

Diretor da FIEAM

e-mail: paulo_takeuchi @honda.com.br

O momento econômico está favorável para iniciarmos um planejamento mais consistente e de crescimento para o setor de Duas Rodas, pois estamos mantendo uma demanda contínua dos produtos. Aliado a isso, a tendência é termos um aumento na oferta de créditos devido aos juros baixos que aumentam o potencial para alavancar as vendas financiadas.

No entanto, ainda é cedo para afirmar que a crise ficou para trás. O cenário econômico está melhorando gradativamente, graças a uma série de fatores, como a aprovação da reforma da Previdência, as propostas das reformas administrativas encaminhadas ao Congresso Nacional e as ações efetivas do Governo, como leilão do pré-Sal e outras medidas positivas que nem sempre são divulgadas.

Porém, para manter o planejamento de crescimento da produção e das vendas, não podemos continuar tendo surpresas no ambiente político que tende a se complicar com a recente decisão do STF na questão da prisão em segunda instância. Medidas como a aprovação das reformas administrativas, tributária e outras que venham buscar o equilíbrio fiscal e a simplificação da vida empresarial serão muito importantes para manter o ritmo da recuperação econômica.

A questão política está bastante complicada também nos países vizinhos, desde a Argentina, passando pelo Chile, Bolívia e sem contar a Venezuela. Todos são parceiros econômicos importantes para consolidar e fortalecer o Mercosul, pois os acordos comerciais estão acontecendo e temos que ser competitivos para não sermos engolidos pelos países em situação mais favorável.

No campo empresarial, estamos acompanhando as movimentações mundiais e fazendo a lição de casa para continuarmos no mercado. As tendências na área da tecnologia e os estudos em relação aos desejos dos consumidores serão apresentadas no Salão Duas Rodas que começa no próximo dia 19 de novembro, em São Paulo, com atrações que vão agradar todos os tipos de consumidor. A mobilidade é um grande desafio e o transporte em Duas Rodas é uma das soluções aos novos tempos, em que a sustentabilidade, aliada ao tempo, é cada vez mais necessária na vida cotidiana. Aproveito para convidar a visitarem o Salão Duas Rodas e também desejar que haja uma corrente positiva no Congresso Nacional para que as reformas aconteçam de modo racional e produtivo e que todos trabalhem com objetivo maior de pensar no País e ajudem a construir um Brasil melhor e mais forte para todas as gerações.

Fique Informado